
Já foi considerada a princesa do deserto, quando era piloto de ralis do Dakar, figura frequente das festas mais badaladas do jet set em Portugal, mas cada vez mais Joana Lemos fecha-se na sua concha e no mundo dourado que construiu em Itália ao lado do milionário Lapo Elkann. E se por vezes poderá ter dúvidas daquilo que a fez começar de novo longe do nosso país, a polémica recente certamente recordou-a.
Tudo começou com uma entrevista recentemente dada na SIC Mulher. Se é verdade que raramente Joana Lemos acede a conversar sobre a sua vida publicamente, a verdade é que a longa amizade com Bárbara Guimarães fez com que abrisse uma exceção. No entanto, aquilo que era suposto ser um momento descontraído virou-se contra a ex-piloto e tudo pela forma com que afirmou encarar a maternidade.
"A missão de uma mulher é ser mãe", foi a frase que gerou uma onda de críticas, com a ex-piloto a ser atacada por dezenas de internautas, que consideravam que, desta forma, Lemos estava a minimizar o papel da mulher.
Perante a onda de ódio, Joana Lemos acabaria por se justificar através de uma longa publicação na qual não calou a sua indignação. "Estou profundamente indignada com as reações que surgiram após a divulgação de uma entrevista/conversa com a Bárbara Guimarães em que partilhei, de forma sincera, que o facto mais importante da minha vida foi ser mãe. Deixei claro, nessa mesma conversa, que esse era o meu sentimento, e a minha experiência pessoalíssima, independentemente das suas escolhas ou prioridades", escreveu Joana, que é mãe de dois filhos fruto do primeiro casamento.
Com os filhos já maiores de idade, Joana, de 51 anos, vive agora uma nova fase da vida ao lado de Lapo Elkann, um homem peculiar, que se deixou encantar pela portuguesa, que conseguiria, finalmente levar um dos solteiros mais cobiçados do mundo ao altar. Herdeiro da Fiat, tem um património de quase 100 mil milhões de euros, onde se incluem marcas como a Ferrari e o clube de futebol Juventus. E se isso já seria motivo suficiente para que todos os olhares convergissem para a empresária portuguesa, há ingredientes desta história que a tornam mais especial, até porque Lapo, de 48 anos, é considerado uma das 'personagens' mais difíceis da família. Milionário e com fama de conquistador, sempre foi conhecido pelas suas muitas namoradas, excentricidades e até problemas com drogas que o levaram a sofrer, em 2005, uma overdose, que o deixaria três dias em coma.
Depois disso, conseguiu reerguer-se, mas no amor, e aos 40 anos, era visto como um eterno solteirão, cujo coração parecia trancado para relações mais duradouras. Isto até conhecer Joana Lemos.
A piloto, que em Portugal viveu um casamento de duas décadas com o empresário Manuel Reymão, com quem tem dois filhos, arrebatou o seu coração como nunca antes se tinha visto, ao ponto de ter considerado que era a mulher certa para trocar juras de amor eterno. Os dois acabariam por se casar em Tavira, no Algarve, em 2021, e construído uma relação sólida que perdura. Hoje, Joana é vista como uma influência positiva na vida do milionário, dando-lhe um "rumo" numa altura em que este se sentia mais perdido.
"A Joana foi a única mulher que conseguiu trazer à tona a melhor versão de mim. Ela preencheu as minhas fragilidades emocionais e com ela quero formar uma família", revelou o empresário em entrevista exclusiva à revista italiana 'Chi'.
"A Joana é amor e a melhor mulher que encontrei na minha vida. É uma força da natureza quando é preciso ajudar, no partilhar o que tem com os outros", disse ainda Lapo Elkann sobre a mulher, acrescentando que os dois têm em comum a paixão por projetos solidários. "Ajudar os outros é a coisa mais importante do mundo nesta altura e ela faz isso com coração, paixão, determinação e seriedade, sem querer algo em troca. Amo-a."
Já Joana Lemos, adiantou numa entrevista recente a Manuel Luís Goucha, que se deixou seduzir pela inteligência acima da média de Lapo. "Comecei a encantar-me com a genialidade dele, porque é de facto uma pessoa genial na sua capacidade de criação, é um homem super emocional, é um coração em pessoa", elogiou, acrescentando que o empresário levou "muitos desafios" e "muita alegria" para a vida da empresária.
A partir de então, Joana Lemos passou a movimentar-se nos círculos mais restritos, entre os verdadeiros milionários e a ter acesso a todo um novo mundo, pelo qual nunca se deixou deslumbrar e que, na verdade, não está isento de desafios.Com os filhos já criados, começou uma nova nova vida de casa "às costas", e dividida entre três pontos fulcrais, onde a piloto e Lapo têm muitos dos seus negócios e da sua vida: Portugal, Madrid e Milão, que será atualmente a residência principal dos dois.É lá que Lapo tem a sua residência oficial, no último andar de um prédio bem no centro de Milão, onde nada falta, nem mesmo um walk in closet, onde guarda os seus mais de 400 fatos feitos por medida.
"Pode parecer que levam uma vida cor de rosa, só com glamour mas passam a vida em aeroportos com as malas atrás, porque têm negócios e projetos em vários países", revelou, à época do casamento, um amigo à 'Flash'.
Em conversa com Manuel Luís Goucha, Joana Lemos também fez questão de desmistificar o assunto, garantindo ter sido recebida de braços abertos pelo poderoso clã e de uma forma bastante simples. "Fui super bem recebida. É uma família unida, que vive de uma forma mais honesta e simples do que essa imagem que as pessoas criam, e partilha os mesmos princípios que eu: a família é mais importante [...] São pessoas que trabalham, que não se encostam, e é aqui que se vê a educação das pessoas".