
Desde 2004 que José Mourinho não treinava uma equipa portuguesa, quando deixou o FC Porto e seguiu para o Chelsea, de Inglaterra. Na altura, ainda com filhos pequenos, a mudança levaria toda a família a fazer as malas. Matilde e José Mário passariam a estudar no Reino Unido e rapidamente se afeiçoariam a um país que passaram a chamar de casa e a verdade é que durante muitos anos o clã viveu reunido debaixo da harmonia britânica, primeiro em Londres e mais tarde em Manchester. No entanto, à medida que os filhos cresciam e tinham a sua própria vida, Matilde, também conhecida por Tami, a mulher do Special One, sentiria necessidade de regressar a Portugal - por vezes devido a motivos de saúde -nomeadamente à casa de Azeitão, que sempre funcionou como o quartel general da família.
Seria assim ao longo dos anos seguintes, com o futebol a levar Mourinho para outros países como Itália, onde treinou a AS Roma, e a última experiência na Turquia, ao serviço do Fenerbache, onde viveu sozinho num hotel de luxo. Uma vida que ele próprio escolheu, mas não isenta de sacrifícios e que o levou a estar, muitas vezes, arredado dos seus, não perdendo, no entanto, os momentos chave, como aconteceu, por exemplo, no emotivo casamento da filha mais velha.
É por isso que este regresso ao Benfica - onde Mourinho já havia estado no ano 2000 - tem ainda um sabor mais especial, pois, além de marcar o seu regresso ao campeonato português, tem também o sabor de um regresso a casa, aos braços da sua Tami, aos 62 anos.
COMO TUDO COMEÇOU
É um amor à moda antiga. José Mourinho e a mulher, a quem o técnico chama carinhosamente de Tami, conheceram-se quando ambos ainda eram umas 'crianças', tinham apenas 17 anos, e do namoro de juventude viria a nascer um longo casamento, que já dura há mais de 30 anos. Ambos com famílias da zona de Setúbal, foi ali que construíram toda a sua vida em comum até o futebol ter outros planos para o homem que, mais tarde, viria a ser apelidado de Special One.
Nessa altura, Mourinho e a mulher já eram casados, com comunhão de bens (deram o nó em 1989) e os filhos, Matilde e José Mário, acabariam por chegar. O que eles não sabiam era que o futebol e o mediatismo iriam colocar, por várias vezes, o amor à prova, principalmente desde que o treinador teve a sua ascensão meteórica em Inglaterra, onde uma imprensa 'mais agressiva' acabaria por dar muito trabalho à família.
Foi precisamente numa altura em que Tami e Mourinho acreditavam já ter passado pelas piores provações no casamento, mas a verdade é que momentos difíceis ainda estavam por vir. O amor, ESSE, venceu sempre. "O segredo para tudo é o amor. Se és bem sucedido no trabalho, acredito que é porque és apaixonado por aquilo que fazes. E se és bem sucedido na família é porque essas pessoas estão apaixonadas uma pela outra. O amor é a base de tudo", explicaria mais tarde Mourinho, que já assumiu ter em Tami uma mulher, amiga, mas também uma consultora que o trava ou o 'empurra' nos momentos determinantes da sua carreira porque, no final de tudo, o mais importante é a família. "A coisa mais importante na minha vida é a família e ser um bom pai", afirmou 'Mou'.
PROBLEMAS DE SAÚDE DEIXAM FAMÍLIA COM O CORAÇÃO NAS MÃOS
A saúde de Matilde Mourinho já pregou alguns sustos à família, nomeadamente na época natalícia de 2016 quando teve de ser submetida a uma cirurgia de emergência, após complicações relacionadas com um problema grave que a afetou.
É um Natal que ficará na memória da família pelos piores motivos. Na altura a treinar o Manchester, José Mourinho não hesitou e, em pouco mais de uma semana, fez duas viagens de emergência para acompanhar o estado de saúde de Tami, a mulher da sua vida, por quem viria, dois anos mais tarde a fazer uma inscrição na pele como forma de demonstrar todo o seu amor.
Em 2018, e já com a saúde de Matilde estabilizada, Mourinho tatuaria no pulso o nome da mulher e dos filhos pelos diminutivos pelos quais são conhecidos: Tami, Tita e Zuca.
OS DESGASTANTES RUMORES DE TRAIÇÃO
Ao longo dos mais de 30 anos de casamento, Mourinho e Matilde passaram por vários períodos desafiantes, com o futebol a obrigá-los a viver afastados e a testar, por várias vezes, o amor de ambos. Ainda assim, dificilmente terão passado por um período tão complicado enquanto casal como em 2018, na altura em que o Special One estava de saída do Manchester United.
Mal a saída foi anunciada, o 'The Sun' avançava com uma notícia polémica, que se viria a colar à pele de Mourinho. O tablóide dizia então que o técnico mantinha uma "amizade secreta" com uma mulher 14 anos mais nova, que teria começado na altura em que Mourinho treinava o Real Madrid.
O jornal mostrava, então, imagens do português com a loira, Prue Carter-Robinson, em 2010, durante umas das muitas férias que, alegadamente, teriam feito juntos e que, segundo o jornal britânico, eram apenas uma das muitas férias secretas que tinham partilhado a dois. O 'The Sun' dava ainda conta de que a mulher vivia uma vida bastante abastada e que morava numa casa avaliada em mais de 1 milhão de anos no norte de Londres.Apesar de toda a polémica, fontes próximas de Mourinho apressaram-se a desmentir o assunto, garantindo que tudo não passou de uma campanha difamatória e que a imagem utilizada pelo 'The Sun' para mostrar o affair do treinador tinha sido manipulada, uma vez que na mesma poderiam ser vistas outras pessoas ao lado de Mourinho e não apenas a loira como o tablóide fazia crer.
O casamento de Mourinho sobreviveu a todos os rumores, ainda que, um ano mais tarde, novas especulações chegassem ao seio da família quando o treinador apareceu sem aliança para orientar mais um dos seus treinos. No entanto, de acordo com amigos da família tudo não terá passado de um descuido.
E se dúvidas houvesse de que o casamento está bem e recomenda-se, volta e meia Mourinho mostra-se ao lado de Tami e dos filhos, em momentos raros, mas que no entanto por vezes surgem nas redes sociais do técnico como um lembrete de que tudo está bem.
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Jose Mourinho (@josemourinho)