E a normalidade voltou ao mundo da moda.
Arrancou ontem, quinta-feira, a 58.ª edição da ModaLisboa com a apresentação das primeiras propostas para o próximo outono/inverno. Com o tema 'Metaphysical', este evento fica marcado pelo regresso do público aos desfiles. Depois de dois anos no digital, devido às restrições impostas pela pandemia, a ModaLisboa volta com uma edição presencial e com um tema que se inspira no impacto que as novas tecnologias têm na indústria.
"Estamos de volta, em linha com o posicionamento de Lisboa, focados na brilhante intersecção entre moda, tecnologia, inovação, empreendedorismo, arte e cultura. Mudámo-nos, desta vez, para a Factory Lisbon, no Hub Criativo do Beato, a morada do Futuro por excelência", explica Eduarda Abbondanza, presidente da Associação ModaLisboa, salientando: "Este início de uma nova fase é um evento presencial com uma crescente componente digital — é meta, e é físico — em constante experimentação, que cruza as geografias da moda, da tecnologia, da inovação e da arte num caminho de encontro de práticas multidisciplinares onde se ensaiam novas possibilidades de permanência.", adianta a responsável pelo certame, que conta com a presença de 26 criadores e acontece no futuro Pólo de start-ups na capital.
"Futuro. Esta é a palavra que hasteamos sempre no que dizemos, no que fazemos, na forma como vemos o mundo. Falamos constantemente em mudança, sustentabilidade, transparência, ética: na nossa comunicação, os olhos estão sempre no amanhã. Mas também é importante — é urgente — que nós, enquanto instituição de pensamento e ação, naveguemos no tempo presente sem alheamento da realidade".
E a realidade leva-nos para um mundo que desde 24 de fevereiro, depois de dois anos de pandemia, lida com a guerra na Ucrânia. Um assunto da atualidade que entristece todos e os criadores também não ficam indiferentes. Apesar da preparação das coleções e dos desfiles já estar na reta final à data dos acontecimentos, o que se passa no mundo não será esquecido dentro e fora das passerelles. Desde o cartaz do certame com as cores da bandeira da Ucrânia à presença da UNICEF para angariar donativos, e até mesmo à presença de modelos ucranianos fugidos da guerra nas passarelles, o tema não será esquecido. "Na moda fala-se sempre do que está a acontecer na sociedade, a moda é mundo", lembra Abbondanza, que contava ter uma edição de paz, de celebração de libertação de restrições.
DESFILES SÓ POR CONVITE
"As expectativas são boas, porque finalmente vamos conseguir fazer um desfile com mais público e com mais normalidade! Para mim, um desfile só faz sentido com a presença do público", conta Luís Carvalho à The Mag. Divididos por quatro dias de desfiles são muito os criadores que regressam à ModaLisboa e Luís, conhecido por vestir vários rostos da televisão, é um deles com a coleção Return. Do campo para a cidade, do verão para o inverno, na próxima estação fria, o criador propõe um regresso a um estilo cool e urbano onde o ponto de partida foi a obra Long Term Parking, do artista franco-americano Armand Pierre Fernandez, que resulta no empilhamento de 60 carros em 18 mil quilos de cimento. "Este monumento sugere-nos silhuetas mais retas e em bloco, bem como uma ideia de camadas que é transmitida através da construção das peças ou até mesmo do styling. Surge ainda um padrão personalizado com inspiração nos carros presentes nessa obra. Os materiais variam entre tafetás, jacquards e pied-de-poule, em cores neutras como o cinzento, cru e preto, e com duas cores de contraste: o laranja e o azul petróleo", adianta o estilista sobre o conceito da sua coleção outono/inverno.
"DEPOIS DE TANTAS NORMAS E PREOCUPAÇÕES, A MODA ABRIU PORTAS PARA AS PESSOAS"
Quem também está satisfeito por voltar a ter público é Carlos Gil. "Depois de tantas normas e preocupações, a moda abriu portas para as pessoas. Claro que ainda não podem ser as 1.500 pessoas habituais, mas as coisas já estão a voltar ao normal", adianta o criador cuja coleção tem como tema 'After-Checkmate' e apresenta-se apenas em duas cores, o branco e o creme.
"O tema é uma alusão de que tudo passa depois de uma batalha. Todos nós depois de tanto perder com a pandemia, saímos a ganhar. Só podemos. Depois de sentimentos tão duros, acho que conseguimos ter um checkmate. Também por isso a minha coleção vai ter como cores, o branco e o creme para que depois cada pessoa pense nela na cor que gosta e possa comprá-la na sua cor preferida", revela Carlos Gil, confessando que cada coleção "é feita com bastante sentimento". "Passámos fases difíceis, mas vamos conseguir mais e melhor. No entanto, agora temos outra preocupação, temos outra batalha talvez mais sangrenta e também por isso no meu desfile haverá uma alusão à paz no mundo. A situação que vivemos emociona-me muito", revela o estilista, que foi convidado a representar Portugal na Expo Dubai 2020, certame a decorrer até dia 31 deste mês.
"As expectativas acabam por ser um pouco semelhantes independentemente das conjunturas, porque nós quando estamos a trabalhar numa coleção acabamos por ficar absorvidos pela mesma", defende Luís Buchinho. "Obviamente que esta coleção foi difícil pela antiga conjuntura. Teve uma logística de produção, que começou em novembro, já de maneira muito complicada com as ameaças de confinamento, com as histórias de pré-guerra. E essa ideia, que tinha vindo a ser minimizada, veio a ser super potenciada com esta guerra que nos está a afetar a todos psicologicamente de uma maneira brutal".
Buchinho, inclusivamente, questiona o momento de ter "fashion weeks", com uma guerra em paralelo. "Não sei se estamos no melhor momento do mundo para fazer fashion weeks com a leveza que eu acho que as fashion weeks devem ter, com a alegria que devem ter, mas nós de qualquer maneira temos um trabalho realizado, uma estrutura montada e acho que de certa maneira temos de conseguir ter força para seguir o nosso caminho", diz. "Há muita coisa em jogo, agora obviamente que estamos todos com uma nuvem negra na cabeça. vamos ver o que futuro nos reserva. Espero que seja algo que se resolva e da melhor forma".
Continua a ser necessário convite da organização, ou dos criadores, para se poder assistir aos desfiles. No entanto, durante esta edição, o certame conta, como já é habitual, com algumas iniciativas de entrada livre, nomeadamente a visita ao módulo com performance, construído em parceria com o projeto transdisciplinar CABANAmad - a casa do Ego Selfie Hotel With Soundbath. Com curadoria de Antonio Lettieri, o Ego Selfie Hotel With Soundbath acolherá instalações de artistas plásticos e designers de moda, como Atelier Contencioso, Allessandro Di Giampietro, Béhen, Lidjia Kolovrat e Marta Pombo. Além disso, estarão também patentes várias exposições, e uma instalação artística de Olga Noronha. Apesar da entrada ser livre, o registo é obrigatório e pode ser feito no site da ModaLisboa.
Calendário de desfiles Sexta, 11 março
18H00
Sangue Novo
Young Designers Competition
- Filipe Cerejo
- Ivan Hunga Garcia
- Maria Clara
- Maria Curado
- Veehana
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
20H00
Duarte LAB
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
21H00
Béhen LAB
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
22H30
Kolovrat
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
Sábado, 12 março
15H00
Workstation
- Cravo Studios
- Filipe Augusto
- Inês Manuel Baptista
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
16H30
Luís Buchinho
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
17H30
BuzinaLAB
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
18H30
Ricardo Andrez
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
19H30
Olga Noronha LAB
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato | Lounge Exterior
20H45
Saskia LenaertsWorkstation
Online
21H00
Luís Carvalho
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
22H00
HibuLab
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
Domingo, 13 março
12H00
Constança Entrudo LAB
Iberostar Selection Lisboa | *Press Only
15H00
Nuno Gama
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
16H00
Carolina Machado LAB
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
17H30
Carlos Gil
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
18H30
Gonçalo Peixoto
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
19H30
Valentim Quaresma
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato
20H30
Dino Alves
Factory Lisbon | Hub Criativo do Beato | Lounge Exterior