
Se no início da sua carreira como treinador, José Mourinho andava com a casa às costas pela Europa, sendo acompanhado nos desafios profissionais pela mulher, Tami, e pelos dois filhos, desde os últimos anos da vida em Manchester que isso deixou de acontecer.
Os filhos cresceram e passaram a residir, maioritariamente, em Londres e a mulher regressou a Portugal para dar mais apoio à família nuclear, assumindo o casamento à distância com o técnico, que sempre que pode ruma ao nosso País para passar tempo com o clã.
O último momento de reunião aconteceu no casamento da filha mais velha, Matilde, com Danny Graham, que teve lugar na quinta da família, em Azeitão. Um momento especial em que a família brindou ao sucesso de Mati, que tem a vida estabelecida em Inglaterra, onde trabalha como designer de joias e desenvolve outros projetos ligados ao mundo da moda, sem esquecer uma das suas grandes paixões: o segmento de luxo.
Um estilo de vida patrocinado pelo 'Special One', que tem acumulado uma verdadeira fortuna ao longo da carreira, o que possibilita que Matilde e a mãe se possam sentar, por exemplo, na primeira fila dos desfiles da Chanel e vestir as melhores roupas de alta-costura, de que ambas são apreciadoras. As viagens são outra das paixões do clã, que é conhecido pelas suas escapadinhas milionárias ao Brasil ou a outros destinos pelo mundo.
José Mourinho também partilha desses gostos excêntricos, mas no seu caso o luxo é mais adaptado ao bem-estar e outras comodidades práticas, do dia a dia. Em Inglaterra, o técnico apanhou-lhe o gosto quando, em Manchester, trocou o seu apartamento por uma suite do Hotel The Lowry, e desde que se mudou para o Fenerbahçe, em Istambul, na Túrquia, o cenário repetiu-se. À chegada, em julho, instalou-se num dos hotéis mais exclusivos da cidade, o Four Seasons, um antigo palácio recuperado, e não mais de lá saiu. Passaram-se mais de 140 dias (o que com uma suite a rondar os 1200 euros/dia é só fazer as contas), e desde então o clube já tentou aliciar José Mourinho com uma moradia de luxo e as casas mais incríveis, mas ele fez ouvidos de mercador, o que é fácil perceber porquê.
Então, segundo o 'Daily Mail', que pôde acompanhar as rotinas de Mou na Turquia, o treinador vive como um autêntico rei. Quando não está nos treinos, nem precisa de sair do hotel, que tem lá tudo: piscina interior e exterior, restaurantes de chef e uma maravilhosa suite com vista para o Rio Bósfaro. Claro que há casas mais baratas, e que não custam 35 mil euros por mês, mas o que é isso quando o técnico recebe 10,5 milhões por época? É um pequeno peixinho no Oceano e que para o 'Special One' vale cada cêntimo.
É que, provavelmente, se estivesse em casa, Mourinho não podia pedir uma canja para o jantar (o que o jornal britânico diz acontecer várias vezes), acompanhada de uma pizza margarita, que nestas coisas o treinador não gosta cá de misturas, água com gás e um gelado para aconchegar. Quando o menu já o aborrece, quebra a monotonia não com uma ida a um Estrela Michelin, mas simplesmente com o kebab mais próximo do hotel, logo ali ao virar da esquina.
Já se percebeu que José Mourinho é um homem de hábitos e também preocupado em dar o exemplo aos seus jogadores. Quer estar em forma, acompanhá-los, não ceder aos 61 anos e ao sedentarismo e, por isso, começa o dia com umas braçadas na piscina interior do hotel. A hora de exercício antecede o treino, mas pelo caminho há tempo para descansar, pois não é como se o 'Special One' tivesse de apanhar dois autocarros ou sequer conduzir até ao complexo desportivo doFenerbahçe, que fica a 40 minutos da sua casa emprestada. Quando passa a porta do Four Seasons, já lá tem em quatro piscas o motorista que o vai levar até ao trabalho.
"Está apaixonado por Istambul, porque é como Londres, mas com um clima mais agradável", já disse a filha Matilde sobre a nova experiência do pai na Turquia. E na verdade, como não estar? No plano desportivo, os desafios são complexos e Mourinho ainda não conseguiu o objetivo, que é suplantar o rival Galatasaray, mas não poderá dizer que os astros não se alinharam, pois o tapete vermelho foi-lhe estendido e vive agora como um rei: é, basicamente, canja, pizzas e roupa lavada a troco de mais uns milhões na conta bancária!