
Este domingo, 5, faz um ano que Sara Carreira morreu num trágico acidente de automóvel na A1. Era uma noite de tempestade, a filha de Tony Carreira e Fernanda Antunes regressava com o namorado de uma viagem ao Porto, onde tinha ido buscar algumas peças da sua marca de roupa, e a jovem de 21 anos não resistiu ao embate do seu carro no veículo da fadista Cristina Branco. A família Carreira aguarda por muitas respostas.
Após quase um ano de investigação, a GNR concluiu o relatório final sobre o acidente e entregou o documento ao Ministério Público de Santarém, que, de acordo com o ‘Correio da Manhã’, tem o próprio dia 5 de dezembro como data de referência para deduzir a acusação ou arquivar o inquérito.
A principal conclusão aponta três responsáveis pela sucessão de acidentes que resultaram na morte de Sara. Primeiro, o condutor do Volkswagen Passat, que se despistou, entre os km 60 e 61 da A1; segundo, a fadista Cristina Branco, que chocou o Volvo V50, onde estava com a filha, na traseira do Passat. E, por fim, Ivo Lucas, que conduzia o jipe Range Rover Evoque de Sara em excesso de velocidade, a 128 quilómetros por hora, noticiou esta quinta-feira, 2, o 'CM'.
Ivo Lucas é o único arguido até ao momento no processo, por homicídio negligente. Os outros dois condutores ainda podem ser acusados por conduta negligente.
A REVOLTA DE TONY CARREIRA
A espera sem fim por respostas tem deixado Tony Carreira ansioso. No meio de todo o luto, o cantor exige saber o que aconteceu com a filha naquela noite.
"Até hoje não tenho informação nenhuma. Se os outros pais me dizem que dura quatro anos, cinco, seis, sete, vai ser a mesma coisa comigo. Não sou mais do que os outros. Não me parece normal que um pai espere quatro anos para saber o que aconteceu ao filho numa estrada. Mas é aquilo que é. Sou completamente impotente como milhares de pais na mesma situação. Isto não é Justiça, é outra coisa. Não perdi uma carteira à beira da autoestrada para esperar quatro anos para saber onde ela está. Estamos a falar de uma vida, de muita gente envolvida, de pessoas que sofrem neste silêncio. Não acho nada bonito, nem elegante para a nossa Justiça", disse o cantor em entrevista esta semana na ‘Sábado’.
Enquanto não tem as respostas que pede, toda a família Carreira juntou-se numa missão para apoiar 21 jovens com bolsas de estudos na Associação Sara Carreira, que teve na quarta-feira, 1, o primeiro evento de angariação de fundo, a Gala dos Sonhos.
Homenagear a filha tem sido a missão de Tony Carreira e Fernanda Antunes nos últimos meses. Apesar da dor, que não escondem, todos na família têm "todo o tempo do mundo para a associação", disse o cantor à ‘Sábado’. Foi só a associação que fez Fernanda aparecer em público nos últimos meses.
Já Tony soma ainda os concertos. Com um novo álbum, ‘Recomeçar’, e uma nova imagem em que trocou as roupas pretas pelas brancas, manter a agenda cheia de compromissos é a estratégia do cantor. Nem o enfarte do miocárdio que sofreu em junho o impediu de regressar aos palcos. O próximo ano será ainda mais agitado, com mais de 100 concertos entre Portugal e França, se a evolução da pandemia permitir. "Se um dia voltar a estúdio – não faço ideia, já não olho muito para a frente –, sou capaz de gravar algumas canções da minha filha. Para já, não tive força para isso", afirmou à ‘Sábado’.
Antes disso, Tony Carreira ainda deve ter um documentário gravado com a TVI sobre os 35 anos carreira, que assinala em 2023, mas não há muitos dados sobre esta produção.
A NOVA VIDA DOS IRMÃOS David Carreira é o membro dos Carreira que mais tem apostado no digital. Depois de um direto de sucesso no YouTube, ‘Amor em Casa’, juntou-se ao irmão, Mickael, para o projeto ‘Bom Para Portugal’, um programa que percorre várias regiões do País. Com Mickael, David foi gravar na terra natal do pai, no concelho da Pampilhosa da Serra.
Mais recentemente, os dois irmãos têm levantado suspeitas de que podem estar a gravar algo juntos em estúdio, mas não dão detalhes, falam apenas em "surpresas".
A companheira de Mickael, Laura Figueiredo, também fez um esforço para mergulhar no trabalho este ano. A antiga apresentadora entrou no mercado da moda com uma coleção de roupas para mães e filhas em que ela e a filha, Beatriz, são as modelos das peças. A menina de 4 anos ainda pergunta pela tia Sara sem saber o que aconteceu: "Ela sente alguma coisa, mas não tem noção da partida e ainda bem".
Na primeira Gala dos Sonhos, da Associação Sara Carreira, estiveram todos presentes, incluindo Ivo Lucas, que subiu ao palco do CCB, em Lisboa, para cantor 'Nunca Me Esqueci de Ti', de Rui Veloso, na companhia de Nininho Vaz Maia, April Ivy, Diogo Piçarra, Rita Guerra, André Sardet, Matias Damásio, Calema e Raquel Tavares.