5 livros de leitura compulsiva para retomar o hábito no novo ano
Para quem quer voltar à esfera dos livros, saiba quais foram os favoritos dos leitores ao longo do último ano e que esperam por uma vista de olhos.
Ler voltou a estar na moda e, de repente, é frequente cruzarmo-nos com pessoas que, em vez do popular scroll no telemóvel, ocupam os tempos livros a folhear as páginas de alguma das obras que redes sociais como o Tik Tok ajudaram a popularizar.
Uma das plataformas que muitos aficionados do mundo literário seguem para os ajudar a decidir qual o próximo livro que vão escolher é o Goodreads, que todos os anos estabelece o ranking das obras que obtiveram melhor pontuação, com base na classificação dos usuários.
Se está com vontade de comprar um livro novo que lhe dê embalo para um ano de muitas leituras, espreite alguns dos grandes vencedores do ano passado, que vão transformar-se numa leitura compulsiva.
Melhor livro de ficção
Desconhecidos num casamento
Conta a história de Phoebe Stone, uma mulher que, acabada de se divorciar, decide seguir na mesma viagem para as férias de sonho que tinha planeadas com o marido. Só ao chegar ao hotel é que se apercebe que é a única hóspede que não faz parte da lista de convidados de um casamento que toma o espaço. De uma forma hilariante, Phoebe acaba por integrar o resto do grupo, provocando muitas confusões, até com a noiva, com quem chega a confrontar-se, mas de quem vai tornar-se, de forma surpreendente, amiga.
Melhor Romance Histórico
As Mulheres
Os livros de Kristin Hannah transformam-se muito rapidamente em casos de sucesso e 'As Mulheres' destacou-se no segmento de Melhor Romance Histórico. Nele podemos mergulhar na história de Frankie, uma mulher que, depois de ver o seu irmão destacado para a Guerra do Vietname, decide alistar-se também como Enfermeira do exército norte-americano, mergulhando num mundo completamente oposto ao seu, em que se vê esmagada pelo caos, pelo sofrimento e pela destruição provocados pela guerra.
Melhor Thriller
O Deus da Floresta
Não se deixe enganar pelo tamanho. Este livro de suspense é de leitura absolutamente compulsiva. Nele unem-se o desaparecimento de dois irmãos, com mais de uma década de distância, no seio de uma família de elite, numa floresta, que acaba por revelar muitos segredos de família, ligações obscuras. Perfeito para quem gosta de 'plot twists' e livros que estão constantemente a surpreender.
Melhor Ficção Romântica
Uma Boa História
Para quem está mais emperrado na leitura, uma história leve e romântica pode ser a via mais fácil para retomar o hábito. Emily Henry tornou-se numa das autoras mais populares entre um segmento jovem, precisamente por nos trazer histórias leves, que fazem rir e são de leitura voraz. 'Uma Boa História' centra-se na vida de Daphne, que precisa de ter tudo planeado ao minuto, enquanto Milles é caótico e extrovertido. Eles mal se conheciam até serem trocados pelos ex. E de repente arranjam um plano para se vingar...
Melhor Livro de Não Ficção
Geração Ansiosa
Por fim, para quem prefere não ficção, este ano a vitória foi para 'Geração Ansiosa', do psicólogo Jonathan Haidt, que nos traz uma reflexão importante sobre como a ansiedade está a afetar as novas gerações, tornando-se num caso de saúde pública. Um guia essencial para pais, professores e todos aqueles que querem entender um pouco melhor este colapso social.