
Sintra dá vida às memórias do Palácio Nacional resgatando histórias de reis e rainhas
O monumento dá lugar a um projeto audiovisual que dá a conhecer a história de pessoas que por lá passaram.No Palácio Nacional de Sintra, a História ganha vida, literalmente. Um novo projeto audiovisual transporta os visitantes para os tempos de reis, rainhas, almoxarifes e serviçais, através de 14 pequenos filmes espalhados pelo monumento, protagonizados por atores como Paula Lobo Antunes, Martinho Silva ou Carla Chambel.
Estas curtas-metragens retratam 14 pessoas que, ao longo dos séculos, viveram e trabalharam no Palácio e que foram esquecidas com o passar do tempo. Entre elas, ficamos a saber, por exemplo, o dia de batismo de uma jovem serviçal, como eram as aulas particulares de D. Sebastião e as histórias amorosas do cozinheiro. O objetivo? Tornar a "narrativa histórica plural, inclusiva, acessível e dialogante com a realidade atual", conforme dito pelo Parques de Sintra.
A experiência inclui ainda suportes interativos, como as figuras em tamanho real das rainhas D. Leonor Teles, D. Isabel de Aragão, D. Filipa de Lencastre, D. Catarina de Áustria, D. Luísa de Gusmão e D. Maria I, consideradas senhoras de Sintra, que ganham vida e falam com os visitantes na Sala das Rainhas.
Também estão à disposição tablets que fornecem informação sobre todas as personagens em português e inglês.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Parques de Sintra, a Realizasom e a LoboMau Produções. O Palácio Nacional de Sintra pode ser visitado todos os dias entre as 9h30 e as 18h30. O preço das entradas varia entre 10€ e 35€.