
Desde os tempos em que nada se podia escrever e tudo tinha de ser em dito em surdina, mas muito baixinho, porque até as paredes tinham ouvidos, muita coisa mudou. As estantes dos nossos livros têm agora muitos e novos autores, mas sem esquecer aqueles que fazem parte da história com o enorme contributo que deram para mudar mentalidades e também representantes fiéis da época em que viveram. São oito livros que ficam, por muitas voltas que o mundo dê!
NOVAS CARTAS PORTUGUESASCensurado e destruído pela PIDE, conseguiu sobreviver e transformar-se numa leitura atual, considerado uma das obras feministas mais importantes do século XX. Escrito por três Marias - Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreno - e por isso muitas vezes conhecido por esse nome, retrata situações discriminatórias vividas no tempo da censura e que, por isso, se tornou num livro histórico, que ajudou a mudar mentalidades.
GUERRA E PAZ
Escrito entre 1865 e 1869, é considerada a obra-prima de Tolstoi, num livro que continua, tantos anos depois, a ser muito atual. Tendo como base as guerras movidas por Napoleão contra as principais monarquias da Europa, o autor lança-se num retrato fiel da Rússia do século XIX, em todos os quadrantes da sociedade. O romance espelha a forma de ver o mundo do autor, sempre com os olhos postos numa sociedade mais justa e fraterna.
CRIME E CASTIGO
É outro dos autores russos que marcaram o mundo da literatura. Crime e Castigo é considerado o grande romance de Dostoiévski, que mergulha no mundo de um estudante perturbado pelas privações e duras condições de vida. Os personagens do romance acabaram por mudar mentalidades e inspiraram pensamentos filosóficos da segunda metade do século XIX e também no século XX.
1984
O livro de George Orwell continua a ser surpreendentemente atual aos dias de hoje e mostra-nos uma descrição fiel do sistema de fiscalização que passou a marcar as democracias capitalistas, com a sensação de que se vive num enorme Big Brother.
ORGULHO E PRECONCEITO
Escrito pela mão de Jane Austen em 1797, é um poderoso retrato da sociedade inglesa da época. Através de uma excecional história de amor, mergulha-se na Inglaterra desses tempos, sem esquecer a crítica social narrada de forma cómica e num tom que consegue ser muito atual.
CEM ANOS DE SOLIDÃO
Lançado em 1967 por Gabriel García Márquez, é considerado um dos mais importantes livros da literatura moderna e que aborda temas fraturantes como revolução, corrupção, incesto e loucura. É, atualmente, uma das obras mais lidas e traduzidas de todo o Mundo.
MRS. DALLOWAY
Nascida em 1882, Virginia Woolf revolucionou o mundo da literatura com as suas obras, que abordam temas controversos como a luta de classes, a neurose, a guerra sempre com críticas sociais às políticas sexistas da Europa daqueles tempos. Mrs. Dallloway é um dos seus romances mais famosos e que trouxe um novo formato de escrita, que mistura presente com flashbacks, e reflexões da personagem.
O MONTE DOS VENDAVAIS
É uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance de Emily Brontë, conta uma história de amor poderosa e trágica, que afeta e marca a vida de todas as personagens, ao mesmo tempo que nos dá um retrato único da Inglaterra de 1840. Lido e replicado de geração em geração, é um clássico revolucionário que se mantém atual nas prateleiras dos nossos tempos.