
Todos os anos, a lista World's Best Vineyards distingue os melhores produtores do Mundo numa lista que chega até aos 100 nomes. No entanto, todos os olhos estão postos no Top 50, que nesta votação contou com quatro produtores vinícolas portugueses.
Entre os nomes nacionais, o primeiro a surgir em destaque é a Quinta do Castro, na 15ª posição do ranking. Para o colocar nesta posição, o júri do World’s Best Vineyards destacou o "local privilegiado" onde se situam as vinhas da família Roquette, bem como os vinhos premium e o azeite lá produzidos. A Quinta do Castro, que no último ano já recebeu celebridades como Harrison Ford, tem visto o seu império crescer ao longo dos últimos anos, tendo fechado 2022 com um volume de negócios de 9,5 milhões de euros.
Logo de seguida, na 16ª posição, está a Quinta do Noval, que se localiza em pleno Douro vinhateiro e conta com 192 hectares de um terreno de uma beleza rara. Para esta distinção, o júri destacou a produção de castas como a Touriga Nacional, plantadas entre os socalcos em pedra de xisto.
O próximo nome português a aparecer na lista dos melhores produtores só surge agora na 40ª posição e é uma estreia neste ranking. Tratam-se das caves do vinho do Porto, exploradas pela Graham’s (Symington Family Estates), em Vila Nova de Gaia. Neste caso, o júri elogia a apresentação das míticas caves históricas. Por último, em 42º lugar destaca-se a a Quinta do Seixo, da Sandeman (Sogrape).
No top 100 há mais nomes nacionais como a Quinta da Pacheca, o Soalheiro, a Quinta do Infantado, a Quinta da Aveleda e a Herdade do Esporão.