
Os encantos de Lisboa deixaram de ser o segredo mais bem guardado da cidade para, de repente, serem partilhados com o mundo, que se rende cada vez mais à capital portuguesa. Desta vez, os elogios vieram da revista 'Hola', que apelidaram a zona do Chiado como a 'Montmarte' de Lisboa, em alusão ao famoso bairro boémio da cidade de Paris.
A publicação destaca que, apesar da avalanche de turistas, o Chiado soube manter a sua autenticidade, como último reduto dos artistas, num local onde há uma conexão mais forte com a Cultura, das letras às artes plásticas, e que faz com que nos sintamos muitas vezes numa espécie de universo paralelo, alavancado pela bonita arquitetura, e locais emblemáticos, que se preservam, apesar das grandes marcas também estarem presentes no Chiado.
Cafés como 'A Brasileira', local de culto para Fernando Pessoa, souberam manter o seu caminho e conviver com as mudanças que se operaram nesta zona de Lisboa. As lojas mais antigas e as novas de marcas próprias nacionais são descritas como pontos importantes a visitar, bem como as muitas livrarias e alfarrabistas, que nos fazem mergulhar entre as novidades da literatura, mas também descobrir pérolas nas prateleiras mais escondidas.
Para além das lojas, dos restaurantes e da movida, o Chiado tem encantos mil, que merecem ser visitados, principalmente por nós, portugueses, que nem sempre nos permitimos ser turistas dentro do nosso próprio país. Por isso, quem sabe no seu próximo mapa de férias ou escapadinhas não deva marcar uma visita às bonitas ruínas do Convento do Carmo ou ao elegante Teatro de São Carlos.