
O Natal está já aí à porta e qual a melhor maneira de entrar no espírito natalício do que visitar um (ou vários) destes mercados temáticos?
Em Lisboa, o famoso Mercado de Natal do Rossio está de volta! Este ano, conta com mais de 70 bancas de artesanato, música ao vivo e a habitual exposição de bonecas que leva os visitantes de volta ao século XIX. Pode ainda deliciar-se com as várias bancas de iguarias que vão estar presentes, bem como pode dar um passeio "gratuito e 100% elétrico" no comboio de Natal, todos os dias entre as 15h e as 22h. Este mercado tem as portas abertas ao público entre os dias 15 de novembro e 22 de dezembro entre as 10h e as 22h, de domingo a quinta e entre as 10h e as 23h às sextas, sábados e vésperas de feriado. A entrada é livre.
No Porto, poderá visitar o Mercado de Natal na Cordoaria, no Jardim João Chagas, com direito a barraquinhas de doces, brinquedos, produtos regionais, etc. Está aberto entre os dias 30 de novembro e 23 de dezembro com um horário entre as 11h e as 20h de segunda a quinta-feira, entre as 11h e as 21h às sextas-feiras e vésperas de feriado, das 10h às 21h aos sábados e aos domingos entre as 10h e as 20h.
Ainda no Porto, há o Mercado de Natal no Palácio de Cristal a realizar entre os dias 1 e 23 de dezembro, agora com um novo nome. Com vista sobre o rio Douro e o ambiente digno de um conto de fadas, o agora chamado Christmas Design Market promete comida, bebida, lembranças e até workshops. Está aberto de quarta a domingo, entre as 11h e as 20h, com entrada gratuita.
Dezembro não é dezembro sem se falar da Vila Natal de Óbidos e este ano não é exceção. Entre os dias 6 de dezembro a 6 de janeiro, Óbidos volta a ser o ponto de encontro dos mais apaixonados por esta festividade. Com espetáculos de entretenimento, artesanato, pistas e rampas de gelo, há de tudo dentro das muralhas para trazer aos visitantes o espírito natalício. Os horários são entre as 11h e as 21h, dependendo dos eventos do dia.
Em Alenquer, o Natal também chega já no dia 30 de novembro e estende-se até 30 de dezembro contando com um dos maiores presépios do país, tradição vinda deste 1968 que valeu o título de Presépio de Portugal. As exposições e atividades presentes no mercado de Natal contribuem ainda para o espírito natalício dos visitantes.