
A água termal que brota a 76 graus é o ponto de partida para alimentar as piscinas hidrodinâmicas ao ar livre, uma cascata, duches sensoriais, sauna e banho turco, que agora nascem em Chaves através do Aquae Salutem, que foi recentemente inaugurado e tem capacidade para receber uma centena de visitantes em simultâneo.
A cascata e os duches sensoriais com efeitos sonoros são o grande ex-libris do espaço, bem como a Fonte de Gelo, que ajuda a estimular os sentidos, num investimento que o presidente da autarquia de Chaves vê como um passo para dinamizar a cidade, utilizando um dos seus principais recursos: as termas. "São as primeiras piscinas de água termal ao ar livre que abrem em Portugal Continental”, disse Nuno Vaz à Lusa, garantindo que no Aquae Salutem vai ser possível fazer tratamentos termais ao longo de todo o ano, num espaço que privilegia o conceito de mente sã e bem-estar.
Além disso, ao fim de semana, será ainda possível desfrutar desta experiência única durante o período noturno, até às 23h00.
Com este projeto, o presidente da autarquia espera que Chaves acolha milhares de novos visitantes, destacando ainda o facto de as águas termais terem sido sempre uma "pedra angular da economia local", sendo que a sua utilização remonta "à época da ocupação romana na Península Ibérica”.
O acesso a estas piscinas custa entre €16,50 e €30.