
É uma das mais respeitadas jornalistas da TVI, conhecida por investigar casos delicados, mas agora decidiu deixar a televisão de Queluz de Baixo e abraçar novos projetos.
Alexandra Borges, que tinha um espaço de reportagem em nome próprio, deixa o canal, seguindo o caminho que já tinha sido feito por Ana Leal, outra das repórteres de investigação que nos últimos meses saiu da TVI.
Mas Alexandra já tem um novo desafio profissional: vai para a Global Media, empresa que detém jornais como o DN e JN e a TSF. Vai liderar a grande reportagem e investigação desse grupo.
Aqui fica a longa mensagem da jornalista:
"Cresci profissionalmente na TVI e dediquei-me ao jornalismo de investigação porque ainda acredito que é um dos mais importantes pilares da democracia.
Por interesse de poucos, é um género que tende a desaparecer mas, por interesse da maioria, continua a fazer a diferença em algumas (poucas) redações de Portugal.
Eu e a minha equipa deixámos uma marca no jornalismo de investigação da TVI. Juntos, fizemos a diferença e ajudámos a solidificar o princípio que em sociedade não vale tudo e que as leis devem ser cumpridas. Conseguimos vitórias importantes: ajudámos a mudar leis discriminatórias, a denunciar monopólios que implicavam o desperdício do plasma nacional, conseguimos provas de corrupção e branqueamento que, na maioria dos casos, ajudaram o MP a acusar criminosos e o Tribunal a condená-los, apontámos o dedo a isenções fiscais feitas à medida e enfrentámos poderosos grupos económicos travestidos de religiosos.
A minha única motivação sempre foi A VERDADE. A verdade que não prescreve, que não discrimina os mais fracos e que não se mede pela carteira de cada um. Uma verdade que não seja conveniente mas sim isenta, rigorosa e, sobretudo, JUSTA.
Costumo dizer que o meu Pai me deixou a mais valiosa das heranças: a HONESTIDADE e LEALDADE, valores que não estão à venda nem se conseguem comprar, mas que, lamentavelmente, alguns desconhecem e desconhecerão sempre, pois é algo que se ganha no berço.
É este ADN que levarei comigo para um novo desafio profissional, desafio este que terá os ingredientes que sempre exigi na minha vida profissional, ambição em fazer melhor, lideranças competentes e sérias e projetos disruptivos que acrescentem qualitativamente tanto a quem os protagoniza como, também, ao nosso País.
Agradeço à TVI parte daquilo que hoje sou. Crescemos juntas, de forma leal e verdadeira, durante 21 anos porém, há 64 dias, tudo mudou.
Ao público, que me acompanha há 35 anos, posso garantir, de forma plena, que deixo a TVI por respeito aos meus valores e princípios, dos quais nunca abdicarei, custe a quem custar. Parto com a integridade que me (re)conhecem e espero continuar a merecer a vossa confiança. Assim continuarei, por Si e para Si!", escreveu nas redes sociais, depois de ter sido revelado que tinha deixado a TVI.
Recentemente, Alexandra revelou ter uma doença que lhe afeta o peso.
Alexandra Borges explica exatamente o que lhe foi diagnosticado: "O que acontece é que incham as partes moles dos tecidos e eu fico mais cheiinha. É um angioedema, uma coisa hereditária. Aparece uma ou duas vezes por ano mas implica um tratamento para a veia de corticoides que faz logo com que inche."
A jornalista justifica assim que às vezes possa parecer que tem uns "quilinhos a mais". "Quando dizem que estou mais gorda é por isso, mas depois emagreço. Não há é cura para isto. Se agora dizem que estou mais magra não é fruto de uma dieta. Fiz uma expedição com os meus filhos às Filipinas e desinchei."