- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Celebridades

A Tatiana Romanova está de volta! José Castelo Branco renasce com resiliência de personagem do passado

Quando chegou a Lisboa, após uma juventude difícil em Moçambique, socialite fazia shows transformistas para ganhar a vida e criou uma personagem que passou a ser símbolo da sua força. Tantos anos depois, agarra-se à coragem do passado.
28 de março de 2025 às 20:31
José Castelo Branco Foto: Flash

Quando chegou a Lisboa, vindo de Moçambique, onde passou a sua juventude, José Castelo Branco deparou-se com todo um mundo novo e abertura para se permitir a ser quem era, livre de preconceitos. Nessa altura, já se sentia diferente, gostava de usar roupas de mulher e maquilhagem quando ainda poucos ousavam fazê-lo e, curiosamente, foi como inspiração feminina que acabou por despontar numa Lisboa que abria portas a bares gay e a todo um novo universo para a época.

José Castelo Branco, betty, marca, adidas, fraude Flash
José Castelo Branco, Bicha Justiceira Flash
José Castelo Branco Foto: Instagram
José Castelo Branco Flash
José Castelo Branco, Bicha Justiceira Flash
José Castelo Branco, Bicha Justiceira Flash
José Castelo Branco Flash
josé castelo branco Flash
pub

Começou então a desfilar e a atuar como Tatiana Romanova, tomou hormonas para lhe crescerem as 'poitrines', como chamava às maminhas, e provavelmente assim teria continuado [e até talvez mesmo fizesse a operação para mudar de sexo] não tivesse conhecido a sua primeira mulher, Arlene, que viria a ser a mãe do seu filho Guilherme.

Apesar de na altura já ter tido relacionamentos com homens, Castelo Branco sempre garantiu que estas paixões eram sempre baseadas num "amor platónico". Por isso, quando após um desfile como Tatiana, conheceu Arlene, o socialite não excluiu esta relação.

pub

"O primeiro orgasmo que tive foi com a minha primeira mulher [...] Na verdade, não sei o que teria acontecido se tivesse continuado [como Tatiana]. Será que me teria operado e mudado de sexo?". Não chegou a saber porque apaixonou-se por Maria Arlene, então assistente de televisão no programa 'Arca de Noé', de José Fialho Gouveia, com quem acabou por se casar em 1981.

Foi o início de uma longa relação de quase dez anos que o fez 'enterrar' Tatiana no passado, mas não em definitivo, até porque essa personagem trasnformista com que fazia shows é uma espécie de imagem da sua resiliência e força quando a vida parece não dar tréguas e é muitas vezes a esse conceito que precisa de regressar, como acontece agora, em Nova Iorque.

pub

A passar por uma situação delicada, José Castelo Branco mostra-se disposto a fazer espetáculos, como no passado, para conseguir garantir o seu sustento, munindo-se de toda a força para superar uma situação que o leva a enfrentar várias questões judiciais e um futuro incerto. No entanto, não baixa os braços.

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub