Afinal quem são as outras? Estas são as atrizes que denunciaram assédio sexual nos bastidores das novelas
São muitas as mulheres assediadas no mundo do trabalho, mas poucas são capazes de revelar publicamente este inferno. Sofia Arruda voltou a abrir a discussão, mas não é a única. Aqui estão algumas vozes da televisão que não se deixam calar, como Débora Monteiro, Helena Isabel ou Dânia Neto...
Quase três anos após o fenómeno #metoo nos Estados Unidos e as consequências que teve também em Portugal, recordamos quais as atrizes que deram a cara para contar o que lhes aconteceu. Ou seja: como fora assediadas e/ou até ameçadas no seu local de trabalho.
Débora Monteiro
Em 2018, a atriz e apresentadora de 'Olhá SIC' partilhou ter sido vítima de assédio sexual durante um projeto televisivo e que, por não ter cedido, sofreu retaliações: "É horrível, depois sentes que estás sempre a ser humilhada à frente dos teus colegas."
Dânia Neto
"Já sofri de assédio, não posso dizer que não", confessou Dânia Neto, relembrando que o caso aconteceu entre 2007 e 2008, período em que gravava 'Olhos nos Olhos', na TVI. "Foi a única vez em que me senti desconfortável ou que não me senti bem."
Helena Isabel
A atriz é clara: "É verdade que há assédio, aqui também há, sempre houve… Quando era nova, já havia." E a atriz admite, por isso, que foi vítima de insinuações impróprias: "Nunca fui violentada nem violada, mas já fui assediada, claro que sim."
E ainda...
Sofia Arruda
A atriz de 'Patrões Fora' (SIC) revelou no sábado que esteve seis anos sem trabalhar depois de ter recusado envolver-se com uma "pessoa de muito poder na televisão e numa produtora". "Ele respondeu-me: ‘Então, nunca mais vais trabalhar aqui.’ Não sei quanto tempo fiquei na cadeira da maquilhagem. Sei que a maquilhadora teve de me maquilhar o braço, porque eu estava marcada."