Campeão Europeu Ricardo Carvalho condenado a 7 meses de prisão
O defesa português foi também condenado ao pagamento de uma multa no valor de 142,822 mil euros. Mas deve ficar com a pena suspensa.
O Tribunal Regional de Madrid condenou o futebolista campeão europeu por Portugal, Ricardo Carvalho, de 39 anos, a 7 meses de prisão por crimes fiscais, cometidos em 2011 e 2012, relacionados com a ocultação de receitas provenientes dos direitos de imagem. Esta sentença surge após um acordo entre a Autoridade Tributária e Ricardo Carvalho, no qual o jogador admite ter cometido as acusações que lhe são imputadas, na altura em que representava o Real Madrid. Ricardo Carvalho está actualmente na China, ao serviço do Shanghai SIPG, treinado por André Villas Boas. Ricardo Carvalho foi também condenado ao pagamento de uma multa no valor de 142.822 euros – o Ministério Público pedia 1 ano de prisão e 300 mil euros de multa – tendo valido como atenuante o facto do futebolista ter devolvido a totalidade do valor que o Fisco alega ter sido ocultado, qualquer coisa como 546 mil euros. Como este é o primeiro delito de Ricardo Carvalho e a pena é inferior a 2 anos, a legislação em Espanha prevê que possa ser aplicada pena suspensa, pelo que Ricardo Carvalho está, em princípio, afastado das celas. CRISTIANO RONALDO ACUSADO Recorde-se que Cristiano Ronaldo está também a passar por um processo semelhante com a Autoridade Tributária espeanhola, por suspeitas de ter defraudado o fisco em 14,7 milhões de euros entre 2011 e 2014.
Esta sentença surge após um acordo entre a Autoridade Tributária e Ricardo Carvalho, no qual o jogador admite ter cometido as acusações que lhe são imputadas, na altura em que representava o Real Madrid. Ricardo Carvalho está actualmente na China, ao serviço do Shanghai SIPG, treinado por André Villas Boas.
Ricardo Carvalho foi também condenado ao pagamento de uma multa no valor de 142.822 euros – o Ministério Público pedia 1 ano de prisão e 300 mil euros de multa – tendo valido como atenuante o facto do futebolista ter devolvido a totalidade do valor que o Fisco alega ter sido ocultado, qualquer coisa como 546 mil euros.
Como este é o primeiro delito de Ricardo Carvalho e a pena é inferior a 2 anos, a legislação em Espanha prevê que possa ser aplicada pena suspensa, pelo que Ricardo Carvalho está, em princípio, afastado das celas.
CRISTIANO RONALDO ACUSADO
Recorde-se que Cristiano Ronaldo está também a passar por um processo semelhante com a Autoridade Tributária espeanhola, por suspeitas de ter defraudado o fisco em 14,7 milhões de euros entre 2011 e 2014.
Devido a este caso Ronaldo já foi ouvido no Tribunal de Pozuelo de Alárcon, em Madrid, pela juiza Mónica Gomez, onde se declarou inocente. Veja a seguir o vídeo exclusivo da audiência.
"Sempre paguei os meus impostos. Nunca escondi nada. Estou aqui porque sou quem sou", disse Cristiano, que referindo-se a Jorge Mendes, o seu representante, afirmou, ilibando-o de qualquer crime: "Ele não tem capacidade para compreender os impostos. O Jorge é como eu, é honesto."