Concorrente do 'The Voice Portugal' estudou em Madrid e até serviu às mesas para ganhar dinheiro
Catarina Lima cresceu com a música, mas apaixonou-se pela representação, na adolescência. Este ano, achou que era a altura certa e concorreu ao formato de Catarina Furtado, na RTP1, onde encantou a fadista Sara Correia.
Catarina Lima, de 25 anos de idade, foi salva pela mentora Sara Correia, na última gala do 'The Voice Portugal', com o tema 'Cavalo À Solta', de Fernando Tordo. A jovem parece ter nascido com a música, pois, aos 3, começou a tocar violino, por iniciativa da mãe, Helena, também ela ligada às artes e amante do canto lírico. Aos 15 anos, a concorrente decidiu tirar uma formação em teatro, ao mesmo tempo que frequentava o ensino secundário, no curso de Humanidades e Tecnologias, mas sabia que a sua vida profissional ia seguir pelas artes.
Desde cedo, Catarina Lima contou com o apoio da família. "Tenho muita sorte: os meus pais sempre me apoiaram e sinto que nunca me obrigaram a escolher", conta, em exclusivo à 'TV Guia'. Assim que acabou o ensino obrigatório, decidiu ir para Madrid frequentar o curso de atores, no Estúdio Corazza. "Estudava e trabalhava em lojas, servia às mesas e também fiz trabalhos como atriz", recorda à mesma revista. Quando finalizou os estudos na capital espanhola, voltou para Lisboa. "Queria criar uma ponte entre Portugal e Espanha, e tinha muita vontade em trabalhar no meu país e na minha língua", justifica.
Nos últimos anos, a concorrente do programa de Catarina Furtado apostou na representação. Nunca sentiu que tinha de escolher entre o faz-de-conta e a música e acredita que o formato da RTP1 é a porta de entrada para o seu sonho: "Esta minha participação é um finalmente, não tenho nada a perder, escolhi a altura certa para me candidatar. O que vier daqui vai ser sempre bom."
A jovem ainda tem muito por conquistar no mundo do espetáculo e mostra-se focada em mostrar o seu talento como cantora e compositora. "Tenho muitas canções já feitas e um dos objetivos é que as pessoas as conheçam", confessa Catarina, que já teve várias oportunidades no cinema e no teatro e, para já, não mostra preferências pelo género. "O que gosto mesmo é de trabalhar, seja no teatro, no cinema ou televisão..."
Em 2016, recorde-se, a concorrente do 'The Voice Portugal', que tem como mentora a fadista Sara Correia, teve uma participação na telenovela 'A Impostora', da TVI, e ficou rendida a uma atriz bem conhecida dos portugueses: "Ver a Dalila Carmo a trabalhar foi muito bom."