_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Tragédia

Consternado, duque de Bragança envia mensagem de pesar: "Nada pode reparar tamanha dor"

Desolado, Dom Duarte Pio partilha um comunicado no qual deixa palavras de esperança e apoio.
Por FLASH! | 03 de fevereiro de 2026 às 10:14
Duarte Pio de Bragança Flash
D. Duarte Pio de Bragança, D. Isabel de Bragança Flash
D. Duarte Pio de Bragança Flash
Dom Duarte de Brangança, Duarte Pio, Bragança, Meghan Markle, Direito de resposta Flash

Numa altura em que muitos lutam para conseguir reerguer-se e sobreviver após a catástrofe que abalou as suas casas, as suas terras, as suas vidas, o duque de Bragança faz questão de, através de um comunicado, dizer que está ao lado daqueles que sofrem com a devastação causada pela chuva e vento intensos e destruidores. "É com tristeza que acompanho as notícias dramáticas que chegam da região de Leiria e de outras zonas do nosso país como Ourém, duramente atingidas pela passagem devastadora da tempestade", começa por escrever Dom Duarte Pio no comunicado partilhado na conta oficial da Casa Real Portuguesa no Instagram. 

pub

O marido de Isabel de Herédia, duquesa de Bragança, tem estado atento ao que se passa em território nacional e os familiares daqueles que perderam a vida merecem palavras especiais e sentidas, de pesar e de força. "As imagens de destruição, as árvores caídas, as casas danificadas, as infraestruturas arrasadas e, sobretudo, a perda irreparável de vidas humanas deixam-nos a todos em estado de choque e de luto", afirma nesta mensagem, continuando: "Às famílias que choram os seus entes queridos, em particular as que perderam vidas no distrito de Leiria, manifesto o meu mais profundo pesar e a minha mais sincera solidariedade. Nada pode reparar tamanha dor, mas saibam que não estão sós neste momento de aflição". 

Dom Duarte Pio aproveita ainda para fazer um agradecimento e enaltecer todos os que, no meio da destruição, não baixam os braços e fazem o possível para ajudar. "Quero também dirigir uma palavra de gratidão e reconhecimento a todos os que, nestas horas difíceis, demonstram o melhor do caráter português: os bombeiros, os elementos da Proteção Civil, os militares, os agentes de segurança, os voluntários, os vizinhos, os desconhecidos que se unem para limpar escombros, distribuir água, alimentos e apoio. A vossa coragem, generosidade e espírito de entreajuda são a luz que ilumina este cenário de escuridão e ruína." 

pub

 A terminar este comunicado, uma mensagem de esperança e de fé. "A nossa família está solidária com as populações afetadas e com as autoridades que trabalham incansavelmente na recuperação. Que este momento de adversidade nos recorde a força da união nacional e nos inspire a reconstruir, juntos, o que a natureza destruiu", declara o duque de Bragança, concluindo: "A todos os leirienses e a todos os portugueses que sofrem as consequências desta catástrofe, envio uma mensagem de esperança e de confiança no futuro. A resiliência do nosso povo já superou muitas provações ao longo da história; superará também esta. Que Deus conforte os enlutados, proteja os que trabalham no terreno e nos dê a todos forças para reerguer o que foi abatido".

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub