Desespero, homenagem e rumores de morte anunciada. As derradeiras horas de Rui Nabeiro no hospital da Luz
O comendador deu entrada de urgência na sexta-feira. Neto avisou os trabalhadores e no sábado já se falava do adeus. O "sr Delta" resistiu até domingo, dia do Pai. Tinha 91 anos.
As últimas horas de Rui Nabeiro foram de angústia para a família. O patriarca da família e líder do império de cafés Delta, uma das mais respeitadas marcas portuguesas internacionamente, foi internado de urgência no hospital da Luz, na sequência de problemas respiratórios.
A sua presença na unidade de saúde em Lisboa não passou despercebida. O fundador e presidente do Grupo Nabeiro - Delta Cafés, foi assistido desde o primeiro minuto naquela unidade, com a família a fazer todos os esforços para salvar Rui neto Nabeiro. Ciente da gravidade do seu estado, Rui Miguel Nabeiro, neto do fundador e herdeiro do império de cafés, enviou um comunicado aos funcionários alertando "pela família" para o estado de saúde do "sr. Delta".
Apesar de todos os cuidados, ainda no sábado já havia rumores de que, internado no hospital da Luz, o comendador já não estaria vido. Informação que nunca viria a ser confirmada mas que notava o estado de ansiedade e nervosismo que se vivia.
Rui Nabeiro viria a socumbir na manhã de domingo, dia 19, dia do Pai. A notícia foi comunicada oficialmente pela própria família . "O espírito empreendedor e a sua ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida", lê-se em comunicado. "Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo. Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade".
Nabeiro deixa uma marca reconhecida e respeitada internacionalmente, a Delta Cafés, e a sua marca em Campo Maior, localidade alentejana onde nasceu, viveu e cuja população sempre ajudou.