Infanta Sofia oferece "presente" de aniversário inesperado ao pai, o rei Felipe VI
O rei de Espanha está cada vez mais orgulhoso da filha mais nova, que estuda em Lisboa mas vai viajar para Madrid em breve.A Casa Real espanhola anunciou oficialmente que, na próxima sexta-feira, 30 de janeiro, dia em que se assinala o 58.º aniversário do rei Felipe VI, a infanta Sofia irá retomar as suas funções oficiais na agenda real, o que está a ser considerado um "presente" inesperado para o monarca, que já por diversas vezes mostrou vontade de ver a filha mais nova a assumir um maior destaque nos compromissos oficiais.
Sofia, que mora atualmente em Lisboa - onde está a estudar Ciência Política e Relações Internacionais - irá assim deixar a capital portuguesa e viajar até Madrid para uma visita à Fundação ONCE, que oferece um importante apoio a pessoas cegas e com deficiência visual grave.
Este será o primeiro compromisso a solo da jovem de 18 anos desde a sua "estreia", em dezembro de 2024, quando presidiu sozinha aos prémios 'Objetivo Patrimonio - Concurso de Fotografía Infanta Sofía'.
De qualquer forma, espera-se que, assim que concluir os seus estudos em Portugal, Sofia ganhe uma maior visibilidade ao lado da irmã, a princesa Leonor, em eventos ligados à cultura e ao apoio aos mais carenciados. Num momento em que a continuidade institucional exige credibilidade e acessibilidade, Sofia personifica um equilíbrio entre juventude, frescura e sentido de dever.
"A tua mãe e eu vemos-te a tornares-te a cada dia mais responsável, mais atenta e mais interessada no que acontece, no que fazemos como instituição e em como nos podes ajudar a fazê-lo melhor. (...) Como rei, estou orgulhoso de ti e comovido como pai", dissera Felipe VI num discurso durante a entrega dos Prémios Princesa de Girona, no verão de 2024.