O discurso comovente da princesa Leonor ao despedir-se da Galiza com 'pompa e circunstância'
A princesa das Astúrias foi homenageada na terra onde estudou durante o último ano, na Escola Naval.Regressada da sua missão de seis meses a bordo do navio Juan Sebastián de Elcano, a princesa Leonor tem cumprido alguns compromissos oficiais em Espanha nos últimos dias.
Esta segunda-feira, a princesa das Astúrias esteve na Galiza a receber a Medalha de Ouro da Galiza como reconhecimento da sua formação militar na Escola Naval de Marín e como "demonstração de afeto e respeito do povo galego", de acordo com comunicado oficial da casa real espanhola.
Leonor foi nomeada "filha adotiva" de Marín - onde estudou no último ano - e fez um discurso de agradecimento perante todos os presentes.
"Não falta muito para nos separarmos, mas não vou sentir saudades porque irei sempre regressar à Galiza", começou por dizer, acrescentando: "Esta é a minha casa, onde o mar acaba. Muito obrigada, do fundo do coração, por esta honra que recebo com a alegria de quem se sentiu tão acolhido e apoiado nesta terra desde o primeiro dia".
Recorde-se que Leonor terminou a sua formação na Marinha e segue-se agora a Força Aérea.
A formação militar da filha mais velha de Letizia e Felipe VI é obrigatória, uma vez que faz parte das suas obrigações enquanto futura monarca.
Contudo, o curso de Leonor nas Forças Armadas é uma espécie de curso intensivo especial que lhe permite ficar com as noções principais de cada ramo. Tem a duração de apenas três anos: o primeiro no Exército, o segundo na Marinha - ambos já concluídos - e o último na Força Aérea.