O grande pilar da família real britânica. Revelado o verdadeiro poder e influência de Kate Middleton nos Windsor
Na biografia escrita por Robert Jobson e intitulada como 'Catherine, Princess of Wales', o autor destaca tudo o que Kate já fez pela família do seu marido e como se tornou uma peça-chave para a aceitação da família real britânica junto dos súbditos
No momento em que Kate Middleton começou a namorar com o Príncipe William estavam ambos na universidade e eram poucas as pessoas que acreditavam que esse romance universitário iria resultar num dos casamentos mais falados em todo o mundo. No entanto, rapidamente a princesa de Gales tornou-se num dos membros mais populares da família real britânica.
De acordo com a biografia de Robert Jobson, intitulada como 'Catherine, Princess of Wales', Kate é dada como a peça-chave para o relacionamento entre William e o seu pai, o Rei Carlos III ter melhorado consideravelmente. De acordo com o livro, William tinha ressentimentos em relação ao pai, graças à sua preferência pelo trabalho em detrimento da família. Kate demonstrou ser aquela pessoa com perfil diplomático que sempre conseguiu ajudar William a entender o lado do Rei e a ficar ao seu lado nos momentos cruciais.
Para além disso, Robert Jobson destaca a importância de Kate na família real, considerando-a uma peça essencial devido à sua calma nos momentos difíceis em que já prestou apoio à família do seu marido. É devido a isto e ao seu casamento polémico que a princesa de Gales é cada vez mais influente dentro da monarquia britânica e internacionalmente.