O lado negro da saúde mental de João Baião: "Não consigo perceber porque fico nervoso e ansioso"
A um dia de celebrar 60 anos e a dois de lançar a sua autobiografia, o ator e apresentador João Baião revelou ser um ser frágil, ansioso e que não consegue exteriorizar certos sentimentos. Ainda não conseguiu dizer a Diana Chaves o quanto ela é importante.
Na véspera de celebrar 60 anos, a 8 de outubro, o ator e apresentador João Baião deu uma entrevista ao 'Alta Definição', na SIC, onde mostrou toda a sua fragilidade e que, afinal, não é o homem sempre alegre que não tem problemas. Tem, e muitos. Muitos medos, muita ansiedade e insegurança.
Mas nada melhor do que ler o que o próprio disse: "Ainda me escondo, tenho dificuldade em dizer que não estou bem. Protejo-me muito porque tenho medo de desiludir. Tenho às vezes dificuldade em olhar nos olhos das pessoas e dizer que não estou bem", declara, manifestando as suas fraquezas: "Eu estou frágil e às vezes precisava de um abraço qualquer. Sou um bocado fugidio e às vezes não digo às pessoas que gosto delas. Ainda não consigo ir ao fundo de mim e perceber porque fico nervoso, porque fico ansioso".
VOMITA ANTES DO DOMINGÃO
João Baião confessa que não consegue perceber porque motivo sofre de tanta ansiedade e de como esta tem consequências físicas: "Subo ao palco ou vou para o 'Domingão' e fico com vómitos. Ainda não consegui dizer à Diana (Chaves, parceira na 'Casa Feliz', SIC, manhãs) a importância que ela tem na minha vida. Há uma barreira em mim que me bloqueia. A verbalização é mais difícil".
Um dos problemas para João Baião, que dia 9 vai lançar a sua biografia e revelar algumas destas fragilidades, é que "quando as pessoas começam a adquirir a imagem de que sou sempre uma pessoa feliz, parto da ideia de que não vou mostrar o meu outro lado. As pessoas têm uma imagem de mim de que sou uma pessoa feliz e otimista", diz, salientando: "Não tenho que fingir nada. Eu sou como qualquer outra pessoa. Tenho os meus momentos de tristeza".
O artista revela ainda que às vezes sente que não aproveita a vida por ser "muito ansioso" e querer fazer "todas as coisas bem" para não desiludir as pessoas que apostaram nele. "Acabo por no momento não saborear os momentos", remata.