- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Casas Reais

Porque a rainha Letizia é uma das seis mulheres em todo o mundo que se pode vestir de branco diante do Papa

Letizia faz parte do reduzido grupo de mulheres que não tem de se vestir de preto diante do Santo Padre.
Por FLASH! | 25 de abril de 2025 às 14:13
Letizia; Papa Francisco Flash
Rainha Sofia; Papa Francisco Flash

Os encontros com o Papa sempre envolveram protocolos rígidos e há uma regra que quem se encontrava com o sumo pontífice sabia que tinha de seguir: não se podia vestir de branco. No entanto, há exceção com seis mulheres em todo o mundo a terem esse privilégio, conhecido por 'privilégio de branco', sendo que a rainha Letizia é uma delas.

pub

A exceção está reservada para rainhas consortes de países que tenham uma forte ligação com a Santa Sé, pelo que quando a mulher de Felipe VI se encontrou com o Papa Francisco pela segunda vez pôde vestir-se de branco, em vez do negro integral, com mantilha.

Letizia; Papa Francisco Flash
Letizia; Papa Francisco Flash
Letizia; Papa Francisco Flash
Letizia; Papa Francisco Flash

No primeiro encontro com o Papa, quando ainda era Princesa das Astúrias, Letizia cumpriu o protocolo vestindo-se de negro integral, mas depois de o marido ter sido proclamado rei de Espanha, sucedendo a Juan Carlos, já se vestiu de branco para o apontamento com Francisco.

pub

Além da rainha Letizia, outras cinco mulheres têm a possibilidade de se vestir de branco diante do Papa. São elas rainha emérita Sofia, de Espanha, a rainha Paola e a rainha Matilde da Bélgica, a princesa Charlene do Mónaco e a grã-duquesa Maria Teresa do Luxemburgo. 

No entanto, aquando do funeral do Papa, que acontece no próximo sábado, dia 26, no Vaticano, todas, sem exceção, terão de se vestir de negro.

pub

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub