Rendeiro em pijama. A imagem polémica tornou-se viral e já há vozes de peso a criticar a divulgação
Luís Marques Mendes criticou de forma veemente a divulgação da fotografia de João Rendeiro no momento da detenção no quarto de hotel em Durban, África do Sul. "Não havia necessidade", disse.
"Não sei quem passou nem me interessa. Mas não havia necessidade daquilo". Foi assim que Luís Marques Mendes comentou a divulgação da imagem de João Rendeiro a ser detido no quarto de hotel onde se encontrava, em Durban, estância balnear na África do Sul, perto de Joanesburgo. O social democrata e comentador expressou a sua opinião sobre o assunto no Jornal da Noite da SIC, na noite de domingo, evocando o direiro à dignidade e ao respeiro que assiste qualquer cidadão.
A verdade é que, ao longo do fim-de-semana, a imagem de João Rendeiro em pijama, a ser surpreendido no momento em que avriu a porta do quarto às autoridades, na manhã de sábado, tornou-se viral nas redes sociais, não se sabendo quem passou para o exterior a mesma imagem.
Marques Mendes, na crónica semanal, aplaudiu o trabalho da Polícia Judiciária neste processo de detenção do ex-banqueiro em fuga - ao invés do que disse sobre a divugação da fotografia.
João Rendeiro começou a ser ouvido em tribunal na manhã de segunda-feira, na África do Sul.