
As imagens impressionantes da queda de um helicóptero em plena cidade de Nova Iorque correram, ao longo do dia de quinta-feira, dia 10 de abril, as redes sociais, sendo possível ver a aeronave a cair a pique, completamente desgovernada, no Rio Hudson, num momento muito rápido e cujas imagens geraram uma onda de choque.
À medida que as horas foram passando, os rostos e detalhes da tragédia foram conhecidos. Sabe-se agora que os ocupantes que seguiam viagem no helicóptero era o CEO da Siemens, o espanhol Ausgutín Escobar, a sua mulher, Merce Camprubi Monta, e os três filhos, com idades compreendidas entre os quatro e os 11 anos. Tinham chegado de Barcelona nesse mesmo dia e prepararam um momento muito especial para o aniversário de uma das crianças: uma viagem de helicóptero pela cidade que lhes proporcionasse uma visão panorâmica da Big Apple, segundo revelou o 'El Diario'. Aquele era o seu ponto de partida de uma viagem em família pelos Estados Unidos, que acabou em tragédia, com todos os ocupantes a perderem a vida no desastre aéreo, o que inclui o piloto do helicóptero.
As causas do acidente ainda não são conhecidas ao certo, mas no momento do acidente uma das pás é vista a cair na água, pelo que especialistas supõem que estas se podem ter separado, a dada altura, do aparelho, cortando a cauda da aeronave e impulsionando a queda, sendo que tudo poderá ter tido origem numa falha mecânica.
A viagem era operada pela New York Helicopter, com vasta experiência em passeios panorâmicos pela cidade de Nova Iorque com o caso a encontrar-se agora entregue às autoridades para investigação.
Depois da tragédia, as imagens da da família feliz a preparar-se para o voo foram divulgadas na internet, gerando um sentimento de consternação geral.