
José Eduardo Moniz tem uma carreira longa como jornalista mas também como alguém que gere com sucesso estações de televisão. Fê-lo na RTP e na TVI. Os resultados estão à vista e o diretor-geral da estação de Queluz de Baixo usa todos os trunfos e conhecimento adquirido para a guerra de audiências com a principal rival, SIC.
O mês de setembro marcou o regresso da TVI à liderança, levando a melhor sobre Daniel Oliveira, diretor de Programas do canal de Paço de Arcos. "O que é que os espetadores podem esperar desta nova temporada? Podem esperar aquilo que sempre tiveram da TVI: muita boa vontade de fazer boa televisão, de estar junto aos portugueses, de os divertir, de os informar com qualidade", disse Moniz na recente apresentação da nova grelha da estação.
E nessa política de "estar juntos dos portugueses, de os divertir", José Eduardo Moniz tem recorrido ao passado glorioso da SIC para criar programas que são o espelho dos muitos sucessos do tempo em que Emídio Rangel estava à frente do canal de Francisco Pinto Balsemão.
Falamos, por exemplo, de 'A Sentença', um êxito de audiências, que é inspirado no 'O Juiz Decide'. Um formato em que um juiz resolve casos cíveis encenados e que é apresentado por João Patrício. E cabe também ao antigo braço-direito de Cristina Ferreira a apresentação da última estreia de Queluz de Baixo: 'Momento Certo'.
Esta última aposta da TVI é uma mistura do antigo 'Ponto de Encontro' que era apresentado na SIC por Henrique Mendes, do 'Perdoa-me' e até no 'All You Need is Love', de Fátima Lopes. Quer isto dizer que José Eduardo Moniz tem apostado forte nas "receitas" do passado que deram certo. É a política do "baralhar e dar de novo!"