
Este não tem sido o verão mais fácil para a Casa Real espanhola, especialmente para a rainha emérita Sofia, que com o agravamento do estado de saúde da sua irmã, Irene da Grécia, acabou por ser obrigada a juntar-se mais tarde à família, no palácio de Marivent, em Maiorca, algo sem precedentes.
"A rainha Sofia está a aproveitar para estar com a irmã em Zarzuela e, assim que puder, viajará para Maiorca", afirmou há dias a jornalista Mariángel Alcázar no programa 'Vamos a ver'. Na verdade, Sofia já estará em Palma, com Felipe VI e Letizia. No entanto, esta incerteza mexeu não só com a sua agenda, como com a das suas filhas.
As infantas Elena e Cristina, que todos os verões passam alguns dias com a mãe na ilha balear, têm diante de si uma decisão difícil: viajar para Maiorca, como era costume, ficar em Madrid para acompanhar Sofia ou ir até Abu Dhabi para estarem com o pai, Juan Carlos I. Com a emérita em Marivent, as irmãs do rei de Espanha poderão cumprir a sua tradição e ir visitá-la lá.
Recorde-se que a relação das infantas com o irmão, rei Felipe VI, já viu melhores dias e, em agosto do ano passado, Cristina acabou mesmo por planear uma escapadela rápida a Maiorca, de forma a não se cruzar com o casal real. Chegou a Marivent antes dos reis e, diante da chegada iminente deles, abandonou a ilha discretamente.
Depois, juntou-se à irmã para viajar para Abu Dhabi e passar alguns dias com o pai. Este padrão de movimentos calculados pode repetir-se nos próximos dias, especialmente se as irmãs tentarem evitar qualquer encontro com Felipe e Letizia.