
Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo, Ambiente e Cultura da Madeira, está no centro de uma onda de indignação - incluindo uma mediática petição para a sua demissão - depois de ter utilizado as expressões "esta gaja" e "burra do cara***", para se dirigir às deputadas do PS Sílvia Silva e Sancha Campanella, em plena assembleia.
Já foi entregue no Parlamento regional um protesto formal por parte da bancada socialista, que critica a linguagem ofensiva e o comportamento indigno do governante. Quando a controvérsia estalou, Eduardo Jesus defendeu-se dizendo: "Os termos que utilizei estão no dicionário".
E parece que Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, também desvaloriza a situação, já que, durante a missa do Corpo de Deus, Albuquerque não só afastou qualquer cenário de demissão como ainda elogiou a atitude de Eduardo Jesus.
"O secretário é um excelente governante, é uma pessoa educada. Tem toda a minha confiança política, e o acto dele é um acto de grande dignidade", atirou, citado pelo 'Diário de Notícias'.
O chefe do executivo madeirense sublinhou ainda que a situação "já está esclarecida pelo próprio secretário", acrescentando que este adoptou uma "posição correcta, cordial e de respeito pela Casa [da Democracia]".
Questionado sobre a petição pública que exige a demissão do secretário regional, Miguel Albuquerque desvalorizou: "Quem faz a demissão do Governo sou eu, como chefe do Governo, e essas situações de redes sociais não vão determinar aquilo que é um bom governo", esclarece.