
Nos últimos dias, a FLASH! surpreendeu Luís Montenegro a banhos no Algarve. São as suas habituais férias de verão, ao lado da mulher, Carla, na Praia do Ancão, perto na Quinta do Lago. Entre mergulhos e o tempo passado ao sol, numa praia conhecida por acolher a elite política, as imagens mostram o primeiro-ministro na sua versão mais descontraída, dias antes de marcar presença, também a Sul, na tradicional festa do Pontal, que assinala a rentrée do PSD.
Imagens frescas e leves que estão a indignar muitos portugueses, precisamente por contrastarem com o cenário devastador que o país enfrenta, com a mais dura vaga de incêndios do ano. As críticas e a revolta tomaram conta do espaço público e nas redes sociais de Montenegro muitos foram aqueles que fizeram questão de partilhar o seu desagrado. "Senhor Primeiro Ministro, o senhor tem o país a arder! Deixe as inaugurações e os mergulhos no Algarve de lado e faça-se presente onde realmente faz falta", pode ler-se. Num outro comentário, o sentimento era o mesmo, ainda que por outras palavras.
"Ouvi dizer que há aí um país a arder, com a população desesperada… parece que o Sr. é o Primeiro-ministro não sei se está a par! Mas espero que a água da praia do Ancão esteja fresquinha", escreve uma seguidora com ironia.
Com Portugal em alerta máximo até domingo, dia 17, e vários incêndios descontrolados, as imagens da devastação que têm chegado são arrepiantes. Entre Trancoso e Sátão, por exemplo, o fogo afeta 10 municípios, numa só frente que já tem 20 quilómetros No Pontal, Montenegro diz estar a acompanhar a situação a "toda a hora", no entanto, o facto de se mostrar tão arredado dos locais onde tudo acontece estão a gerar uma onda de desilusão em muitos portugueses, que não calam a revolta.
Depois da polémica, Montenegro acabaria por cancelar as férias que tinha previstas até ao dia 22 de agosto para estar operacional e acompanhar a situação de forma mais próxima.