O mundo tauromáquico acordou este sábado, 21 de fevereiro, com a notícia da morte de António Castro van Zeller Pereira Palha, de 80 anos, figura conhecida no Ribatejo e pai do cavaleiro tauromáquico Francisco Palha. A informação foi confirmada depois de o octogenário ter sido encontrado sem vida na Herdade do Paul da Vala, propriedade da família situada entre Samora Correia e Alcochete.
Conhecido entre amigos e familiares por “Nico” Palha, encontrava-se desaparecido desde a tarde de sexta-feira. De acordo com a notícia do blogue 'Farpas', António Palha terá saído para verificar o gado, conduzindo a carrinha na herdade, mas o veículo terá ficado atolado numa zona da propriedade afastada da habitação principal. Sem ter o telemóvel consigo para pedir ajuda, terá iniciado o percurso a pé até ao monte, presumindo-se que tenha sido vítima de doença súbita durante o trajeto.
António van Zeller Palha foi encontrado já sem vida pelo filho, Francisco Palha, cerca das 21h00 de sexta-feira, 20 de fevereiro. Os Bombeiros Voluntários de Samora Correia foram chamados ao local e confirmaram o óbito. O corpo foi posteriormente encaminhado para o Instituto de Medicina Legal, onde aguardará autópsia.
António Castro van Zeller Pereira Palha pertencia a uma das famílias ribatejanas de maior tradição e fortes raízes na tauromaquia, com origens aristocráticas. Família de lavradores da região de Vila Franca de Xira, estava há várias gerações ligada ao meio taurino, nomeadamente à criação do toiro bravo, através de algumas das ganadarias mais conceituadas do País.
Ao longo da sua vida, António van Zeller Palha manteve uma estreita ligação ao meio taurino, acompanhando de perto a carreira do filho Francisco Palha, cavaleiro tauromáquico que tirou a alternativa em 2009, na Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos, no Montijo, sendo presença habitual nas praças onde este actuava. Casado com Mariquita Palha, António van Zeller deixa cinco filhos – três rapazes e duas raparigas – e era considerado pelos mais próximos como “um homem discreto, educado e profundamente dedicado aos seus”.
O LUTO DOS RIBEIRO TELLES E DA ATRIZ JÚLIA PALHA
A partida de António Castro van Zeller Palha deixa de luto também a família Ribeiro Telles, outra das referências no mundo taurino e no universo rural. António era irmão de Dona Maria Isabel Castro van Zeller Palha Ribeiro Telles, mulher do mestre David Ribeiro Telles, e mãe dos também cavaleiros tauromáquicos António Palha Ribeiro Telles e João Palha Ribeiro Telles, cuja histórica Herdade da Torrinha se localiza no Biscaínho, Coruche, onde cresceram os nove irmãos – três rapazes e seis raparigas – que deram origem a uma das dinastias toureiras mais emblemáticas do País.
Recorde-se que este é mais um momento de pesar para a família Ribeiro Telles, depois das tragédias vividas há pouco mais de um ano, com o grave acidente sofrido por Graça Ribeiro Telles, filha de João Ribeiro Telles, que causou a morte a um bebé recém-nascido e deixou as quatro filhas feridas com gravidade – uma das gémeas sofreu lesões irreversíveis, tendo ficado paraplégica – e, posteriormente, o acidente em que a irmã de Graça, Matilde, esteve envolvida e que provocou, a 29 de janeiro de 2025, a morte de um militar da GNR e deixou outro em estado grave. O acidente fatal ocorreu, aliás, a cerca de cinco quilómetros do despiste sofrido dois meses antes por Graça, em Benavente.
António Castro van Zeller Palha era ainda tio-avô da actriz Júlia Palha, que se encontra actualmente em Paris com o noivo, Frederico Porém Murta. António Palha era irmão mais novo do ganadeiro Fernando Castro van Zeller Palha, falecido em fevereiro de 2016, há precisamente 10 anos, avô paterno da jovem actriz, de 27 anos.
Com a sua partida, desaparece uma das figuras discretas mas estruturantes de uma linhagem que ajudou a moldar o panorama tauromáquico nacional nas últimas décadas. Mais do que o apelido ilustre que carregava, António Castro van Zeller Palha deixa a memória de um homem de família, presente e cordial, cujo orgulho maior eram os seus.