
Vítor Moura acaba de anunciar que vai trocar o jornalismo por "um novo desafio numa área diferente". O jornalista da TVI termina assim a sua carreira de 30 anos, cujas reportagens ficaram marcadas por uma voz distinta que nos últimos anos lhe rendeu tanto elogios como críticas.
"Neste ano em que completei 30 anos como jornalista profissional, quero dizer-vos que vou abraçar um novo desafio numa área diferente, mas não distante. O convite foi inesperado e a decisão amadurecida durante alguns dias com as minhas pessoas", começa por escrever, sem nunca revelar qual é o seu novo projeto, afirmando apenas que é algo na área "da cultura".
"Saio de cena convicto de que fui o melhor profissional que soube e pude ser nos vários projetos em que me envolvi na televisão, na rádio e na imprensa escrita. E não, não saio descrente no papel essencial do jornalismo na defesa de uma sociedade livre e democrática, tolerante e informada; bem pelo contrário, no contexto sociopolítico em que vivemos", continua.
"Não sendo isto um adeus ao espaço público, é o fim de uma longa série de capítulos extraordinários. Nestas três décadas, viajei pelo mundo, conheci e entrevistei pessoas estupendas, trabalhei com camaradas inesquecíveis, ajudei a formar várias gerações de alunos talentosos, acompanhei eventos incríveis, moderei debates interessantíssimos, aprendi todos os dias. Cada uma dessas experiências marcou-me profundamente, mas ensina-nos a experiência que a vida dá muitas voltas", acrescenta.
"Chegou o momento de iniciar mais uma dessas voltas, assumindo outras responsabilidades e ajudando a fazer a diferença pela positiva na Cultura, uma das áreas que sempre me interessou mais e não só como jornalista. Acredito, como se diz nos filmes, que o melhor ainda está para vir. Que venha ele! Muito obrigado a todos", remata.