Era (só) para ser um simples postal de Natal… mas felicitações geram críticas a Felipe e Letizia e até a princesa Leonor leva por tabela
Os reis de Espanha e as duas filhas cumpriram, uma vez mais, a tradição ao desejarem boas festas aos espanhóis. Mas a polémica volta a salpicar o palácio da Zarzuela.
Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, a princesa Leonor e a infanta Sofia voltam a cumprir a tradição de desejar 'Felices Fiestas [Festas Felizes]' aos espanhóis. E também como até aqui, a Casa Real escolheu uma fotografia inédita do casal real e das duas filhas.
Desta vez, a imagem que serve de postal de Natal foi captada no passado 19 de junho, dia em que se celebrou o 10º aniversário da proclamação de Felipe VI como rei de Espanha tendo sucedido ao pai, o rei mérito Juan Carlos que abdicou pelas polémicas que mancharam o seu reinado.
Contudo, este "postal" já está no centro de uma nova polémica. A primeira tem a ver com o facto da fotografia ser muito pouco (ou mesmo nada) natalícia. Para além da família estar vestida com roupas de verão, não se vislumbra na imagem qualquer indício do espírito festivo.
Escreve a 'Mujer Hoy' sobre esta imagem: "Imagem de verão de Letizia em pleno dezembro: a felicitação de Natal mais estranha da família real". Mas esta não é a única polémica. Também a assinatura da princesa Leonor está a merecer algumas críticas pela caligrafia "bastante infantil" da herdeira do trono.
"Escrevem à mão duas mulheres de 17 e 19 anos como se tivessem 7 e 9 anos", escreve o 'El National atacando não só a princesa das Astúrias mas também a irmã, a infanta Sofia. Contudo, há um fator positivo destacado pela imprensa quanto a este novo postal dos reis: não terem esquecidos as vítimas da depressão DANA que se abateu sobre a zona de Valência no passado dia 30 de outubro.