Erro protocolar de infanta Sofia em evento de homenagem à irmã obriga rainha Letizia a corrigir filha em público
A irmã mais nova da princesa Leonor acabou a ser chamada à atenção pela mãe duranste evento público.Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, os olhos estiveram postos na família real espanhola. Foi durante a cerimónia do juramento de fidelidade à bandeira e a entrega de Despachos Reais aos novos oficiais da Armada, na qual a princesa Leonor recebeu a Grã-Cruz do Mérito Naval com distintivo branco, que faz referência à sua progressiva consolidação institucional.
O rei Felipe VI, a rainha Letizia e a irmã, infanta Sofia, estiveram presentes para apoiar a futura rainha de Espanha, num evento em que um erro protocolar de Sofia, para o qual rapidamente foi alertada, chamou à atenção.
Enquanto a princesa Leonor se preparava para receber a sua distinção, Felipe ocupou o lugar principal no palco, já que a instituição estabelece uma hierarquia clara para a distribuição dos membros da Família Real nos atos oficiais. Como chefe de Estado, o rei é colocado no centro ou na posição mais proeminente.
Ou seja, segundo o protocolo, Letizia e Sofía deveriam estar uma de cada lado do rei, mas não foi o caso, a filha mais nova do casal real estava ao lado da mãe.
Ao aperceber-se deste erro, Letizia foi rápida a corrigir a filha. Numa tentativa de garantir que os restante presentes não se apercebessem do erro, a rainha aproximou-se de Sofia e sussurrou-lhe, quase impercetivelmente, o que fez com que a infanta mudasse rapidamente de posição com a maior naturalidade possível, sem causar qualquer tumulto e demonstrando a sua elegância e equilíbrio característicos.
Sofia tomou o lugar certo, caso a irmã também estivesse na linha, no entanto, a ausência da herdeira parece ter-lhe trocado as voltas. A verdade é que a rapidez com que este erro foi resolvido mostra o vasto conhecimento e atenção ao pormenor de Letizia, que graças à rapidez e subtileza com que agiu não passou de um pequeno incidente, que em nada afetou a cerimónia em causa.