Se na reta final da vida lhe conhecemos um amor sereno, com Tita, a mulher que esteve incondicionalmente ao seu lado, na fase áurea de Francisco Pinto Balsemão, a vida sentimental foi marcada por grandes turbulências. O primeiro casamento acabou entre traições, com o nascimento de um filho fora do casamento, que culminou num divórcio polémico e magoado. Seria apenas muito depois da batalha judicial que o fundador da SIC aceitaria reconhecer Francisco, o terceiro dos cinco filhos que, a par com a mulher, completa o leque dos seus legítimos herdeiros.
Os recentes negócios do magnata da televisão impulsionaram ainda mais a sua fortuna a poucos dias da sua morte. Estima-se que tenha deixado uma herança de cerca de 46 milhões de euros.
Fundador da SIC morreu aos 88 anos, após uma batalha difícil pela sua saúde. Nos últimos meses, foi notícia que esteve internado durante um longo período, mas o Primeiro-Ministro Luís Montenegro garante que acreditou até ao fim. "Já tinha debelado outras situações", salientou.
O ponto alto da cerimónia dos Globos do Ouro sempre foi aquele em que o antigo primeiro-ministro subia ao palco para entregar o Prémio Mérito e Excelência. Este ano, Pinto Balsemão voltou a manter-se longe do Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Foi o filho, Francisco Pedro, que assumiu essa tarefa.