Felipe VI é um homem rico? Rei de Espanha revela finalmente qual é a sua fortuna pessoal... e dá lição de transparência a Juan Carlos
Numa atitude completamente inédita, o monarca pôs as cartas todas em cima da mesa e revela quanto tem no banco e quais os outros bens que estão em seu nome. Começou a era da transparência na monarquia espanhola!
Numa atitude completamente surpreendente e inédita, Felipe VI mostra que está a determinado a romper com os escândalos que mancharam, e continuam a manchar, o nome do pai, o rei emérito de Espanha, Juan Carlos.
Felipe decidiu revelar aos seus súbditos quanto tem no banco, quais são os seus bens e quanto ganha por ano de ordenado. A sua fortuna pessoal - acumulada ao longo dos últimos 25 anos, desde que se tornou príncipe das Astúrias - foi desvendada aos olhos de todos.
O marido de Letizia fez as revelações através de um comunicado de imprensa. É aí que se fica a saber que o monarca tem cerca de dois milhões e meio de euros depositados numa bancária, dos 4 milhões e 276 mil euros brutos que, primeiro como Príncipe das Astúrias e depois como rei, recebeu do Estado.
Além deste valor em dinheiro, o rei tem várias obras de arte, antiguidades valiosas e joias. Estima-se que todos estes bens tenham um valor de cerca de 300 mil euros. Já o seu "ordenado" ronda os 253 mil euros anuais brutos. Trata-se de uma doação dada pelo Estado, como membro ativo da família real.
Já Letizia recebeu 139.610 euros. Convém ainda referir os 8,4 milhões de euros atribuídos pelo governo à Casa Real em 2021 para o seu bom funcionamento. Como afirma o site 'Histoires Royales', "a maior parte do orçamento é dedicada aos salários dos funcionários".