Filhos de O.J. Simpson podem ficar sem nada por causa da dívida de 100 milhões do pai, acusado de duplo homicídio
Começam agora as dúvidas sobre qual era a verdadeira fortuna de O.J. Simpson, antiga estrela de futebol norte-americano que nunca pagou a dívida às famílias de Nicole Brown e Ron Goldman, assassinados à facada em 1994.
As polémicas continuam à volta O.J. Simpson, o antigo jogador de futebol norte-americano, que morreu na última quarta-feira, 10, vítima de um cancro.
A vida de Orenthal James (O.J.) Simpson ficou marcada pela acusação de duplo homicídio à facada da sua ex-mulher Nicole Brown e do amigo Ron Goldman, à porta de casa, em 1994. O julgamento em 1995 foi considerado um dos maiores do século, seguido por milhões de pessoas em direto, ao longo de 11 meses. No final, a defesa de O.J. conseguiu que o antigo jogador fosse absolvido, mas em 1997 um tribunal civil considerou que o antigo atleta era responsável pela morte de Nicole e Ron.
O.J. foi então condenado a pagar 33,5 milhões de dólares que deviam ser divididos entre as famílias das duas vítimas, valor que ele ainda está em dívida e que por esta altura quase que triplicou devido aos juros de mora, situando-se em 100 milhões de dólares.
De acordo com o 'Daily Mail', o pai de Ron Goldman, Fred, está furioso e quer ver a dívida paga; o seu advogado está por isso a preparar um caso para ir atrás da herança de O.J. Simpson.
"Temos de começar de novo", disse o advogado de cobrança de dívidas David Cook. "Vamos trabalhar nisso. Talvez haja alguma coisa. Há muito tempo que temos este problema", acrescentou. "Pode estar num fundo fiduciário, pode estar em inventário. Pode ter desaparecido tudo".
A família de Ron Goldman encheu O.J. Simpson de processos nos últimos 29 anos para tentar receber o valor da indemnização, mas apenas 133 mil dólares teriam sido pagos pelo polémico ex-atleta até 2022, diz a última ação dos Goldman.
Uma das maiores vitórias de Fred Goldman foi ter impedido que O.J. Simpson tivesse recebido rendimentos pela venda do livro 'If I Did It' (se eu fiz, na tradução livre), na qual o autor descreve como teria assassinado Nicole e Ron, mas sem assumir realmente as culpas. A família Goldman conseguiu bloquear a venda dos livros, obrigou a destruição de milhares de cópias e ganhou o direito do livros que passou a ter o título: 'If I Did It: Confessions Of The Killer' (se eu fiz: confissões de um assassino).
Não se sabe exatamente qual era a fortuna de O.J. Simpson, ele declarou falência, o que evitou que pagasse a dívida à família Goldman. Acredita-se que o antigo atleta teria uma pensão anual da NFL, entre 125.000 e 300.000 dólares, que foi protegida dos pedidos de cobrança de dívidas. Teria também 42.000 dólares por ano de Segurança Social.
O.J. Simpson teve cinco filhos: Aaren, que morreu aos 2 anos afogada numa piscina, Arnelle, de 55 anos, e Jason, de 53 anos, do primeiro casamento, com Marguerite Whitley; e Sydney, de 38, e Justin, de 35, do casamento com Nicole Brown.