Letizia, Felipe VI e Juan Carlos. Como foi afinal o reencontro da família?
Para inglês ver? Os reis de Espanha, Letizia e Felipe, mostraram um lado descontraído da família.
Letizia, Felipe VI e Juan Carlos tentaram mostrar-se próximos esta terça-feira, 27, na missa de homenagem a Constantino II da Grécia, em Windsor.
Os reis de Espanha sentaram-se ao lado do rei emérito, que vive exilado em Abu Dhabi há três anos e meio, enquanto a rainha Sofia ficou ao lado dos familiares gregos, na primeira fila da capela de São Jorge.
Mas as imagens que marcam este reencontro são de Letizia e Felipe a entrar de braços dados e a sorrir na igreja. Os reis depois tentam mostrar alguma descontração com Juan Carlos. E Felipe VI acaba por mostrar-se novamente com o pai, a esticar o braço para o rei emérito apoiar-se.
Todas as imagens parecem ser uma tentativa de acabar com as polémicas à volta da família real espanhola. Letizia tem enfrentado desde novembro acusações de ter sido infiel a Felipe VI ao longo do casamento – incluindo por parte de um dos seus ex-cunhados, Jaime del Burgo, que afirma ter tido um caso extraconjugal com a rainha. Por sua vez, Juan Carlos é suspeito de ter ajudado o amigo e jornalista Jaime Peñafiel na publicação de um livro polémico sobre a nora, Letizia. E Felipe VI não era fotografado há anos ao lado do pai, devido às acusações de abuso de poder e fuga ao fisco do rei emérito.
As infantas Elena e Cristina também estiveram na homenagem mas mantiveram-se distante dos familiares.
De fora deste momento ficou o rei Carlos III, que está a fazer tratamentos contra um cancro. Também Kate Middleton não pôde estar presente por estar a recuperar de uma cirurgia abdominal. E o príncipe William era o principal membro da casa real britânica esperado na homenagem a Constantino II, mas cancelou no último instante por "motivos pessoais". Os anfitriões das famílias reais espanhola e grega foram portanto a rainha Camilla e a princesa Ana, que estiveram acompanhadas do príncipe André, Sarah Fergunson e Beatrice.