O amor venceu ou foi apenas um show de aparências? Celebrações dos dez anos de reinado mostram Felipe e Letizia carinhosos, em lágrimas e reacendem esperança no casamento
É a primeira vez que vemos Letizia e Felipe tão cúmplices desde que rebentou o escândalo da infidelidade. Nas comemorações dos dez anos de reinado, houve direito a trocas de carinho e muita comoção. Será um sinal de que o casamento está a renascer?
Felipe VI assinalou, na quarta-feira, dia 19 de junho, uma década de reinado. E ainda que este marco não tenha sido atingido no melhor momento da coroa - cuja harmonia voltou a ser quebrada pelo escândalo de infidelidade de Letizia com o ex-cunhado, Jaime del Burgo - durante as celebrações ninguém diria que o rei de Espanha e a mulher estariam a enfrentar uma crise.
Aliás, as imagens mostraram principalmente o contrário. Os reis reuniram-se com as filhas em Madrid para celebrar os 10 anos de Felipe à frente da monarquia espanhola e, pela primeira vez em muito tempo, vimo-los leves, soltos, cúmplices, com vários gestos de carinho e toques entre os dois a denunciarem que nem tudo pode estar perdido no casamento.
E claro que também aqui as críticas se fizerem ouvir, com muitos a questionarem se esta não seria apenas mais uma manobra de diversão dos reis, que são acusados de viver um casamento de aparências e fachada. Mas, ainda assim, se foi uma encenação, os dois disfaçaram muito bem.
Em Espanha, os gestos, a troca de olhares e sorrisos foram analisados à lupa por especialistas em linguagem corporal, que constataram que Felipe e Letizia estavam genuinamente felizes e emocionados.
E o caso não é para menos. As imagens de carinho têm corrido o mundo e, sobretudo, aquelas que espelham a comunhão familiar. O momento alto das celebrações aconteceu no Palácio Real quando, no final do almoço de gala, servido pelos reis para registar a data histórica, as filhas Sofia e Leonor quebraram o protocolo para se dirigerem não só aos reis, mas principalmente aos pais.
"Mamã, papá, majestades. Desculpem por nos 'colarmos', mas hoje também temos algo para dizer. Obrigada por nos ajudarem a recordar o que aprendemos nestes dez anos: o compromisso que temos, os quatro, para com os espanhóis", começou por dizer Sofia, que abriu portas às palavras da irmã, mais velha, a princesa Leonor. "Gostaria que se juntassem a nós num brinde à nossa mãe e ao nosso pai, aos nossos reis, porque desde nascemos ensinaram-nos o valor desta instituição, da coroa, da sua utilidade para a nossa sociedade e o seu propósito de servir a todos. Mamã, papá, obrigada."
Foi um momento encantador que deixou o rei como raramente o vemos, com os olhos rasos de lágrimas. Já Letizia, correu a abraçar as filhas. O discurso de Sofia e Leonor foi considerado o ponto alto das celebrações e há quem diga que, na verdade, estas são o verdadeiro pilar que une a família e que, mais do que manter os reis juntos, lhes deu alento para superar as adversidades e tentar dar um novo sentido à história de amor que começou há mais de 20 anos.
O último foi sem dúvida o mais negro e desafiante com a traição da rainha Letizia com o ex-cunhado exposta aos olhos do mundo. Perante o escândalo - que estabeleceu, pela primeira vez, um paralelismo entre o reinado de Felipe e do pai, Juan Carlos, marcado pelas polémicas - o casamento tremeu, mas não caiu. Resta saber se se conseguirá reinventar.