O "chá" na hora certa. No primeiro discurso como rei, Carlos III dá mimo especial a Harry, puxando-o para a família real
Novo rei do Reino Unido fez um discurso surpreendente, deixando uma nota especial ao filho que abdicou de pertencer à família real britânica. Mas houve mais "recados" e ainda uma referência especial à consorte, o amor da sua vida, Camilla. Uma nova era está a começar.
O rei Carlos III fez esta sexta-feira o seu primeiro discurso à nação enquanto monarca do Reino Unido e deixou os primeiros apontamentos em relação às mudanças na realeza britânica, que terão impacto em vários dos seus familiares, deixando, claro, uma palavra à sua mãe, Isabel II.
"Ao longo da vida, Sua Majestade a Rainha – a minha querida mãe – foi uma inspiração e um exemplo para mim e para toda a minha família e temos para com ela uma dívida muito sentida que qualquer família deveria à sua mãe", começou por dizer o novo rei britânico.
Confirmando que William lhe sucederá enquanto duque da Cornualha, título que defendeu durante 50 anos, e que Kate Middleton assumirá o título de duquesa da Cornualha, deixou uma mensagem ao seu filho e à sua nora: "Hoje, tenho o orgulho de o tornar príncipe de Gales, o país cujo título eu tive o privilégio de usar durante muita da minha vida. Com a Catherine ao seu lado, os nossos novos príncipe e princesa de Gales vão continuar a inspirar as nossas conversas nacionais", acrescentou.
O mimo especial a Harry
Também o príncipe Harry e Meghan Markle foram mencionados durante o discurso: "Quero expressar o meu amor pelo Harry e pela Meghan, enquanto eles continuam a construir a sua vida no estrangeiro", referiu, antes de falar da sua mulher, Camilla: "Vou contar com a sentida ajuda da minha querida mulher, Camilla, a nova rainha consorte, em reconhecimento do seu serviço público leal", completou.
Por fim, não resistiu em dar agradecer por uma última ocasião a Isabel II: "Enquanto começas a tua última grande viagem para se juntar ao meu querido papá, e queria simplesmente dizer ‘obrigado’. Obrigado pelo teu amor e devoção à tua família e à família de nações que serviste tão diligentemente ao longo destes anos".