- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Intimidade

O divórcio de Angela Merkl: "Saí de casa com uma mala na mão"

A antiga chanceler alemã esteve no poder durante 16 anos e chegou a ser a mulher mais poderosa do mundo. Revela agora detalhes de como decidiu deixar o marido de um dia para o outro.
28 de novembro de 2024 às 14:51
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash

Depois de 16 anos no centro das decisões mundiais, Angela Merkel saiu de cena e deu início a uma existência discreta e pacata. Em Berlim, a cidade que escolheu para viver, a antiga chanceler da Alemanha optou por um adeus definitivo à política.

pub

"Regressa" agora ao centro das atenções mediáticas por causa do seu tão esperado livro de memórias. Em 'Liberdade', assim se chama a obra, Angela Merkel expõe até partes da sua vida mais pessoal como é o caso do seu divórcio de Ulrich Merkel, o seu grande amor de juventude.

Casada há 26 anos com Joachim Sauer, a antiga chanceler alemã teve, no entanto, um primeiro casamento que remonta a 1977 ano em que decidiu fazer juras de amor eterno com um colega de faculdade e cujo apelido ainda hoje usa e a identifica no mundo inteiro. 

pub
Angela Merkel, Ulrich Merkel Foto: Flash

Na sua autobiografia, Angela Merkel revela como é que se apaixonou por Ulrich Merkel e como esta relação acabou. O casal cruzou-se na vida em 1974 num encontro da juventude na antiga União Soviética. Nessa época, a jovem estudava Física na Universidade de Leipzig, tal como Ulrich.

pub

Apaixonaram-se e casaram três anos mais tarde. Foi assim que Angela Kasner se tornou em Angela Merkl ao casar com o seu "amor de juventude", como ela o define no livro. "No dia 3 de setembro de 1977, um ano antes de acabar a licenciatura, casamos. Eu tinha 23 anos e ele 25", recorda aquela que já foi a mulher mais poderosa do mundo. Conta também que a lua-de-mel foi na Ilha Hiddensee.

Angela Merkel, Joaquim Sauer Foto: Flash

Acabado o curso, Angela Merkel percebeu que queria mais do que uma vida cheia de rotinas e sem grandes horizontes: "Decidi aventurar-me num recomeço, também a nível privado. Uma manhã no início de 1981 saí de casa, na Marienstrasse, com uma mala na mão", assume. Em 1982 já era uma mulher divorciada e livre para voltar a amar. 

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub