O doloroso problema que levou Harrison Ford a cancelar a presença nos Óscares
O ator de 82 anos não marcou presença na cerimónia mais aguardada pelos profissionais da sétima arte.A 97ª edição dos Óscares, que aconteceu na madrugada de dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles, confirmou as baixas anunciadas. Harrison Ford, que estava previsto entregar um dos prémios da cerimónia, teve de cancelar a sua presença devido a um problema de saúde.
O ator que interpreta o lendário Indiana Jones não marcou presença na cerimónia que homenageia os melhores atores, técnicos e filmes de 2024. Harrison Ford, que estava escalado para apresentar um dos prémios ao lado de Dave Bautista, Gal Gadot, Andrew Garfield, Samuel L. Jackson, Margaret Qualley, Alba Rohrwacher, Rachel Zegler e Zoe Saldaña, viu-se obrigado a cancelar. Segundo a 'Entertainment Weekly', o ator de 82 anos foi diagnosticado com herpes zoster, uma infeção viral que provoca uma erupção cutânea dolorosa na pele.
Geralmente, o primeiro contacto com o vírus ocorre na infância e manifesta-se clinicamente como varicela. Apesar da dor, da comichão e da sensação de ardor, a doença resolve-se normalmente em duas semanas com medicação. No entanto, há um maior risco de complicações em adultos com mais de 50 anos.
"As zonas mais frequentemente afetadas são o tronco, a coxa ou a região dos olhos. Esta última é mais grave, pois existe o risco de úlceras da córnea que podem levar à cegueira. Ocasionalmente, após um episódio de herpes zoster, pode persistir uma dor residual neste local durante dias, meses ou mesmo anos, conhecida como nevralgia pós-herpética. Isto acontece mais frequentemente em indivíduos com mais de 50 anos", pode ler-se sobre a doença.