Obama encantado com os Açores
Presidente dos EUA esteve nos Açores e ficou deslumbrado com a paisagem natural.
O fotógrafo oficial da Casa Branca, que acompanhou os dois mandatos de Barack Obama, deixou uma mensagem de despedida nas redes sociais, recordando um momento muito especial que partilhou com o presidente dos EUA em solo português, nos Açores.
Pete Souza, luso-descendente de origem açoreana, de 62 anos de idade, escreveu: "Durante oito anos, o meu chefe referiu-se a mim - com reverência, penso - como 'O Açoreano'. Todos os meus avós nasceram nos Açores. Acho que ele achava 'cool' porque nunca tinha conhecido ninguém dos Açores", contou Souza, acrescentando: "Só que, afinal, o seu diretor político no segundo mandato, David Simas, e o seu Secretário de Energia, Ernie Moniz, também têm origens açoreanas. Então tornou-se ainda mais 'cool' eu ser açoreano", brincou.
Souza, que é natural de Massachusetts – onde vive a maior comunidade de norte-americanos luso-descendentes, muitos deles de origem açoreana – partilhou então uma memória especial de Obama. "No último mês de novembro, o Air Force One (o avião oficial do presidente dos EUA) estava a reabastecer nos Açores, quando viajavamos da Grécia para o Peru. O presidente, que normalmente não sai do avião nas paragens para reabastecimento, disse aos agentes dos Serviços Secretos que ía sair do avião para "tirar uma fotografia com o Pete", contou.
Obama terá gostado tanto do cenário, que não regressou logo para o interior do avião. "Por causa da paisagem maravilhosa, passeámos pela pista durante cerca de 90 minutos", contou Souza.
Ao longo dos últimos oito anos, Pete Souza tirou cerca de dois milhões de fotografias a Barack Obama e à sua família. Recorde alguns dos momentos favoritos do fotógrafo, captados pela sua objetiva ao longo do ano de 2016: