Rainha Sofia abandona Espanha depois de discussão com Felipe por causa de Letizia
As relações familiares entre os Borbón vão de mal a pior ao ponto da emérita virar costas à terra que a acolheu quando casou com Juan Carlos. Já nem vai à cerimónia de finalista da princesa Leonor.
Letizia parece estar apostada em distanciar a sogra da sua família, ou seja, do rei Felipe VI e das filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia. Não quer a emérita por perto - algo que ficou bem provado no episódio de tensão que aconteceu em plena catedral da Almudena, em Palma de Maiorca, na Páscoa de 2018 - e a mulher de Juan Carlos vai tendo cada vez menos protagonismo.
Em sentido contrário, a rainha de Espanha tem tido sempre por perto a sua própria mãe, Paloma Rocasolano. Tem sido a ela que Letizia, sempre que precisa de apoio familiar para acompanhar as filhas - agora mais a infanta Sofia - quando está fora de Madrid ou quando a sua agenda oficial não lhe permite, recorre.
Entretanto, a princesa Leonor terá este fim-de-semana a cerimónia de finalista noUWC Atlantic College, no País de Gales. É muito provável que Felipe e Letizia estejam entre a audiência para aplaudir a filha mais velha. A imprensa espanhola especula que a infanta e Paloma Rocasolano poderão acompanhar os reis nesta viagem privada.
Mas uma coisa é certa: a rainha emérita não estará presente neste momento tão marcante da vida académica da neta. Estará nos Estados Unidos onde tem vários atos oficiais programados. Ao que parece este viagem foi marcada após uma discussão que Sofia terá tido com o filho. O motivo desta altercação terá sido o mesmo de sempre: Letizia.