'Roque Santeiro': Mais de 20 atores da marcante novela brasileira já morreram!
Os portugueses não descolavam do ecrã numa época em que as novelas brasileiras estavam no auge, em plenos anos 80. José Wilker, o próprio Roque Santeiro, e Armando Bógus, o Zé das Medalhas, são só dois dos muitos que já partiram.
Foi no serão de 24 de junho de 1985 que Portugal viu, pela primeira vez, a cidade de Asa Branca, Porcina, Sinhôzinho Malta, Zé das Medalhas e Roque Santeiro, personagem que dá nome a esta emblemática novela da TV Globo.
Ainda hoje, quase 33 anos depois, ainda muitos dizem "Tou certou ou tou errado?", tal Sinhôzinho Malta, numa grande interpretação de Lima Duarte, quando queria a aprovação para o seu discurso, abanando as pulseiras. Ele era o "dono" de Asa Branca, a pequena cidade onde tudo se passa.
Porcina era a mulher de Sinhôzinho mas o que a celebrizava era ter sido casada com Roque Santeiro, pouco antes de morrer. O personagem, interpretado pelo já falecido José Wilker, era um alegado santo milagreiro, que curou Tininha, a mulher do Zé das Medalhas.
Não faltava enredo em Roque Santeiro, com toda esta envolvente sobrenatural, e até um lobisomem se passeava, de noite, pelas ruas de Asa Branca. Ele era o Professor Astromar, temido por todas as mulheres. Mas havia outro homem, um sedutor, nesta trama: era Fábio Jr., que tentava encantar todas as mulheres de Asa Branca... até a viúva Porcina! E Fábio Jr. vai estar em Portugal já no próximo dia 1 de maio, ao lado de Luciana Abreu.