Simone Biles perde quase 50 mil dólares ao desistir das Olimpíadas
A escolha da ginasta sai cara ao bolso e ainda não se conhecem todos os valores perdidos.
Depois de alguma especulação sobre a possível participação da ginasta Simone Biles na final individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, a atleta fez sabe esta quarta-feira, 28, que também renuncia participar nesta prova "para poder concentrar-se na sua saúde mental". Simone já tinha desistido da final de equipa esta terça-feira.
Com a saída oficial do pódio, a ginasta mais condecorada da História sofre também um golpe financeiro. De acordo com o site do Comité Olímpico e Paraolímpico dos EUA, citado pela 'Newsweek', os atletas norte-americanos ganham 37.500 dólares (31.755 euros) por cada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2020, 19 mil euros por cada medalha de prata e 12.702 euros por cada de bronze.
Nas provas de equipa, Biles perdeu a oportunidade de conquistar a medalha de ouro da última terça-feira, o que teria dado 7.938 euros a cada uma das atletas. Mas nem tudo ficou perdido, a equipa norte-americana conquistou a medalha de prata, que deve render 19 mil euros ao todo, cerca de 4.750 euros para cada uma das quatro ginastas.
Ao desistir de lutar para manter a sua medalha de ouro, as perdas de Simone já são de cerca de 36.505 euros, no câmbio atual. Em valores absolutos, sem conversão de cada um dos pagamentos, a 'Newsweek' fala em perdas de 46.875 dólares.
Não se sabe se a ginasta vai sofrer algum golpe com os patrocinadores Nike, Hershey's ou Kellogg's.
Simone fez a pontuação mais baixa de sempre no salto olímpico antes de se afastar da equipa, acompanhada pela equipa médica. "Depois da apresentação que fiz, simplesmente não quis continuar", disse mais tarde. "Tenho de concentrar-me na minha saúde mental".
Simone teria na quinta-feira, 29, a primeira final individual, no all-around. Na próxima semana, estavam previstas as finais dos quatro aparelhos, mas a ginasta desistiu de todas estas provas.