Vingança terrível. Rei Felipe prepara-se para falhar funeral de Juan Carlos
Protocolo da Casa Real está a preparar funeral do rei emérito Juan Carlos e nos planos pode estar a derradeira vingança de Felipe ao pai. Quem acusa é o maior amigo de Juan Carlos, que traça a teoria.
O protocolo real obriga a que esteja tudo planeado para a morte de Juan Carlos. Não é que haja uma data prevista, mas tudo tem de estar em marcha e pronto a ser aplicado no "terreno" caso o rei emérito morra. Afinal, o antigo monarca tem 86 anos e vários problemas de saúde.
E, de acordo com o seu mais fiel amigo, o polémico jornalista Jaime Peñafiel, Zarzuela tem em marcha uma possível vingança de Felipe ao pai, com quem o seu relacionamento nunca foi o melhor e que levou Juan Carlos a exilar-se de Espanha.
E o 'El Mundo' deu conta que esta viagem a Portugal de Leonor era, também, um teste, já que "por causas inesperadas" podia ter de substituir Felipe. "O rei considerou que era importante estrear-se numa viagem sozinha, organizada, antes que tenha de fazê-lo de forma inesperada para, por exemplo, substituir o pai numa cerimónia fúnebre de alguma personalidade", escreveu a jornalista Marina Pena, especialista na monarquia espanhola para o 'El Mundo'.
Jaime Peñafiel, que deixou o 'El Mundo' depois de começar a escrever sobre o romance de Letizia e o cunhado Jaime de Burgo, acredita que isso diz tudo sobre as intenções de Felipe em relação à derradeira despedida de Juan Carlos, avança o 'El National'. Peñafiel deixa no ar a possibilidade de estar em marcha um alegado plano para Felipe não estar presente no funeral do pai, que teria sempre honras de estado.
A relação de Felipe com Juan Carlos não é pacífica. O rei de Espanha tem mostrado ao pai que não é bem vindo no país, mesmo depois de Juan Carlos ter demonstrado várias vezes que queria regressar "a casa", após ter-se refugiado no exterior para fugir dos escândalos em que viu o seu nome envolvido.
Felipe tem demonstrado mão dura quer para Juan Carlos quer para as infantas Cristina e Elena, que foram afastadas de todos os eventos públicos em representação da coroa. Apenas a rainha emérita Sofia continua nas graças do filho, mas mesmo assim tem estado afastada, na maioria do tempo, dos holofotes.