Zangas afastam família de José Eduardo dos Santos do hospital em Barcelona
Tem sido uma semana de tensão para os filhos do ex-presidente de Angola e há quem esconde os conflitos da família.
O estado de saúde de José Eduardo dos Santos (JES) parece ter se agravado nas últimas horas, quando os médicos da Clínica Tekon, em Barcelona, tiraram o ex-presidente de Angola do coma induzido. De acordo com o 'Jornal de Negócios', JES não despertou e agora as suspeitas são que o caso pode ser irreversível. Do lado de fora do quarto do hospital, os dramas de uma das famílias mais poderosas de Angola crescem. É que Welwitschea (‘Tchizé’), a irmã de Isabel dos Santos, deixou clara as zangas com a mulher do pai, Ana Paula dos Santos.
Num twitter em que atacava o atual presidente angolano, João Lourenço, Tchizé traçou também como está a relação com a madrasta.
João Lourenço ligou a Ana Paula para se atualizar do estado de saúde de JES. O gesto fez Tchizé subir de tom na guerra política que tem com o atual presidente.
"Aqui está tudo dito. Não liga para a Isabel dos Santos porquê? Você faz tudo para matar o outro e depois liga para a suposta esposa que nos últimos quatro anos esteve com ele dois meses prestando suposto apoio", escreveu Tchizé no Twitter, apontando a distância entre o casal e a má relação dela com a madrasta.
Tchizé e José Eduardo Paulino (Coréon Dú) são frutos da relação de José Eduardo dos Santos com Maria Luísa Abrantes. Ao todo, JES tem dez filhos de diferentes mulheres. Com a primeira mulher, Tatiana Kukanova, teve Isabel dos Santos. Com Filomena Perdigão foi pai de José Filomeno (Zenu). Com Maria Bernarda teve José Avelino. Da relação com Eduarda teve Josias dos Santos. Com a atual mulher, Ana Paula, é pai de Eduane Danilo, Joseana, Eduardo e Houston. Isabel dos Santos e Coréon Dú mostraram-se em Barcelona recentemente. Tchizé não quis dizer se desta vez esteve no hospital a visitar o pai, mas a ex-deputada do MPLA é presença frequente em Barcelona.
Filho com passaporte retido
Quem está com mais dificuldades de visitar o pai neste momento é José Filomeno (Zenu), que está impedido de viajar depois da retenção dos seus passaportes pela Justiça angolana. Zenu pediu ao Supremo Tribunal para reaver os documentos mas ainda não teve resposta.