A história da plebeia, jornalista e divorciada, que conquistou, há mais de 20 anos, o coração do herdeiro ao trono espanhol deu muito que falar e fez correr muita tinta um pouco por todo o mundo. E ainda hoje é tema! A jornalista Pilar Eyre, especialista em assuntos da realeza, revela à revista 'Lecturas' alguns pormenores sobre o rígido e complexo contrato pré-nupcial que a agora rainha Letizia, de 53 anos de idade, teve de assinar para poder casar-se com Felipe VI, de 57 anos.
Pilar Eyre explica que foi elaborado um "contrato matrimonial oneroso" com cláusulas específicas sobre divórcio, morte, segundo e terceiro casamentos e filhos. Letizia terá ficado, segundo a especialista espanhola, em choque com o conteúdo do documento, mas estava determinada a casar-se com o amor da sua vida, mesmo tento a oposição o futuro sogro, Juan Carlos, que não aprovava esta relação do seu filho, e concordou com as condições, assinando o contrato. Para tentar "consolá-la", os advogados disseram-lhe: "Não se preocupe, em caso de separação você estará em melhor situação do que a Lady Di", afirma Pilar Eyre, referindo-se à falecida princesa de Gales e ao fim do seu casamento com o príncipe Carlos, agora rei.
Contudo, e embora se possa especular, o conteúdo deste documento é totalmente secreto, sendo pouco provável que alguma vez seja conhecido e oficialmente confirmado. Pilar Eyre recorda ainda que foi "constrangedor" ler as primeiras notícias que surgiram sobre Letizia, com a Casa Real espanhola a definir e a fazer de tudo para controlar o que queria que fosse dito sobre a namorada do então príncipe das Astúrias. "Desde o início, foi aplicada uma censura rigorosa a tudo o que dizia respeito à futura princesa das Astúrias. As câmaras dos fotógrafos que vigiavam as casas dos familiares foram confiscadas, amigos e colegas foram instruídos a não dar declarações, e foi ordenado que o namoro não aparecesse em programas de fofocas, mas apenas em noticiários."
Contra tudo e contra todos, Letizia e Felipe casaram-se no dia 22 de maio de 2004, coroando a história de amor que marcaria a realeza espanhola para sempre. O casal subiu ao altar na Catedral da Almudena em Madrid e Espanha parou para assistir ao enlace. A primeira filha dos então príncipes das Astúrias, a princesa Leonor, nasceu a em 31 de outubro de 2005. A segunda, a infanta Sofía, veio ao mundo a 29 de abril de 2007, completando a família. A união entre aqueles que se tornaram reis de Espanha no dia 19 de junho de 2014 é bem visível nas várias aparições públicas que fazem juntos.