
Dentro de dois anos completam-se 30 anos da trágica morte da princesa Diana, vítima de um brutal acidente de carro no túnel da Alma, em Paris, quando estava acompanhada pelo então namorado Dodi Al-Fayed, perseguida por paparazzi. Tinha 36 anos de idade. Independentemente do passar do tempo, Diana de Gales mantém-se uma das grandes referências de moda e de estilo e o seu legado permanece indelével.
Agora, a eterna Lady Di volta a estar no centro de todas as atenções. A imprensa britânica dá nota do maior leilão com peças da mãe dos príncipes William e Harry, com mais de 200 objetos pessoais de Diana, incluindo alguns dos seus vestidos mais emblemáticos. A venda já foi descrita como "a maior da história", em termos de objetos únicos colocados à disposição do público e espera-se que sejam atingidas somas astronómicas.
Os mais de 200 objetos de Diana de Gales vão ser levados a leilão este verão, juntamente com outros objetos históricos, definidos como "ultra raros" por especialistas consultados pelo 'The Mirror', pertencentes a membros da realeza britânica. A venda faz parte de um leilão exclusivo da Julien's Auctions sob o título 'Princess Diana's Style and a Royal Collection', agendado para quinta-feira, 26 de junho. Os interessados em adquirir um objeto pertencente à falecida princesa Diana podem começar a licitar no site da casa de leilões a partir de 20 de maio.
Esta é a maior venda de sempre de vestuário, não apenas de Diana de Gales, mas de qualquer pessoa famosa ou anónima alguma vez organizada. Inclui uma variedade de peças únicas da princesa para celebrar o seu estilo icónico e preservar o seu legado.
"A princesa Diana de Gales ocupa um lugar especial no coração da Julien's Auctions e sentimo-nos honrados por podermos contar a sua história através das peças que definiram a sua elegância, graciosidade, glamour e espírito", disse ao jornal Martin Nolan, cofundador e chefe executivo da casa que vai vender os vestidos da ex-mulher de Carlos III. Contudo, não foi revelado quem ficará com a incalculável soma que se espera seja alcançada.
A venda maciça das peças de vestuário de Diana de Gales está a despertar grande interesse entre os colecionadores e os seguidores mais fervorosos da princesa, que estão dispostos a pagar a preço de ouro qualquer peça que lhe pertença.
Por exemplo, no ano passado, foi pago cerca de 1 milhão de euros por um vestido de noite que Lady Di usou em duas ocasiões no final dos anos 80, do século passado. A primeira durante um jantar no Claridge's Hotel em honra do rei Constantino da Grécia e a segunda na estreia de 'O Fantasma da Ópera'. Um vestido de sonho, desenhado por Murray Arbeid, criador de muitos dos trajes mais aclamados da inesquecível Diana de Gales. O vestido tinha um preço inicial estimado entre os 170 mil euros e os 350 mil euros.
Para além das outras 199 peças, um dos vestidos mais aguardados para ser leiloado é um vestido de noite de Victor Edestein. Diana usou-o em 1987, num evento em Londres. Também está incluído o vestido-camisa de seda da estilista Catherine Walker, com um preço inicial a partir de 90 mil euros.
Este leilão de conjuntos raros e valiosos de peças de Diana de Gales, acessível a muito poucos, evidencia a importância incontestável da princesa, uma figura que continua a marcar gerações, mesmo estando prestes a cumprirem-se três décadas desde o trágico acidente que lhe tirou a vida.